Nós temos, enfim, um novo trailer de Persona 5. Apesar de ter sido anunciado durante a E3 que o jogo sairá no Ocidente na mesma data em que estará disponível no Japão, o vídeo mostrado na época tinha sido o mesmo usado na revelação do jogo, apenas com algumas alterações para o inglês.

Este novo teaser, no entanto, possui alguns novos pequenos detalhes para nos deixar indagando sobre qual é a premissa deste novo Persona. Além de explorar mais imagens relacionadas ao aprisionamento (o protagonista parece estar atrelado via correntes à sua Persona), vemos ao final que a Velvet Room – lugar no qual, costumeiramente, podíamos melhorar e criar novas personas – tem a aparência de uma cela. O novo herói é de alguma forma um refém do Igor? Ou essa é apenas a imagem criada pela sala, porque ela se relaciona à jornada que teremos que seguir? Anteriormente, o espaço foi um elevador e a parte de trás de uma limusine, em Persona 3 e Persona 4, respectivamente.

Persona 5 será lançado em dezembro deste ano, para PlayStation 3 e PlayStation 4.

  • Guilherme

    será que isso vai ser um sinal que o MC só vai ter a/o Arsène como persona pelo jogo todo?

  • Luciano Cardoso Rufino

    As cenas dele preso com roupa de detento, me lembram o Pharos e Ryoji Mochizuki, do Persona 3.

    • Bentex

      Estava pensando a mesma coisa

    • Weslley Ngr

      Qualquer relação com Persona 3 ou Persona 4 Arena eu adoraria ver nesse Persona 5, por mínima que seja. Eu andei jogando eles (P4Arena, ambos) e eu vi que a Atlus meio que estava começando a levar a sério mesmo as possibilidades e conexões de ambas as tramas onde a Elizabeth havia conseguido o Wild Card (A Arcana ou sei lá o que onde só os ”escolhidos” possuem no universo de Persona e alala) e o Minazuki também e eu lembro que as coisas estavam convergindo aos poucos para eles possivelmente tentarem libertar o protagonista do Persona 3 de alguma coisa (Sem spoilers), o que ia dar uma merda incrivelmente grande na trama mas nunca saberemos, at least até eles fazerem continuações ou explicarem algo nesse Persona 5.

      Mas é sempre bom novas histórias, principalmente as de Persona.

  • Video já saiu do ar.

  • Aurélio Dantas

    A aparência da Velvet Room sempre está referenciada a “jornada” do protagonista, no Persona 3 é um elevador que está sempre subindo uma alusão a escalada dele pelo Tartarus, no Persona 4 é uma limusine indo através de uma pesada névoa uma alusão ao mistério da névoa de Inaba, a cela de prisão do 5 é uma alusão ao protagonista ser um criminoso (um ladrão) e ao fato dele ter de se libertar das correntes da sociedade.

  • Lucas Medina

    Eu não tenho a menor de ideia de como é a série Persona. Parece que os jogos são independentes, e você não precisa jogar o 3 ou o 4 pra entender o 5. Alguém recomenda?

    • Heitor De Paola

      Basicamente isso. Falando mais especificamente de Persona 3 e 4, que é onde a série tomou com maior força a forma que tem atualmente, os jogos compartilham de temas e uma certa estrutura de jogo (dividida entre exploração de dungeons e momentos de convívio social com personagens de sua cidade, que fortalecem suas Personas, que são os seres que podem ser invocados nas batalhas).

      O 3 e 4, ao menos, se passam no mesmo universo existem alguns personagens do 3, por exemplo, que aparecem no 4 (e, se não estou louco, Vincent, do jogo Catherine, aparece na versão de PSP de P3 ou na de Vita de P4). Mas encare isso mais como um Easter Egg, uma referência legal para quem jogou os outros jogos, não é essencial.

      Se isso for mantido em Persona 5, você poderá jogá-lo sem problemas. Dito isso, Persona 3 e 4 são jogos realmente bons, que eu pessoalmente acho que vale a pena ir atrás. Se você tiver interesse nisso, minha recomendação é que siga a ordem, o 3 e depois o 4. De maneira geral o 4 é um jogo melhor (apesar de apreciar mais a abordagem de certos temas do 3). O que ocorre é que mecanicamente o Persona 4 é um jogo melhor refinado, mais certeiro em suas mecânicas de combate, então seguir a ordem inversa pode ser problemático. Não seria surpreendendo você sentir falta de coisas que estão no 4 se jogar o 3 posteriormente.

      Acho que é isso.

      • Lucas Medina

        Caramba, muito obrigado pela sua opinião, Heitor! Reforçou bastante a ideia de correr atrás de um Persona 3 e 4, pra entender melhor o jogo, e o universo ao redor dele 🙂 obrigado!

        • Weslley Ngr

          Mas assim… Se você gostou de Persona 3 e 4, corra loucamente atrás da história do Persona 1 e dos dois Persona 2 (Sim, são dois Persona 2 mesmo). Pois a… estranho dizer isso, mas… A maturidade da série ficou nesses dois primeiros jogos, a história deles de longe é mais profunda e sombria do que os posteriores. Eu diria que são os dois jogos que mais mesclam os elementos escolares com demônios e história ao estilo Shin Megami Tensei.

          • Lucas Medina

            Persona 1 e 2 são pra Playstation? 🙂 eu vou dar uma olhadinha aqui. Eu sou bitch total de Final Fantasy, mas Persona é algo que está aí, mas nunca encontrei uma porta de entrada. Obrigado pela sugestão!

          • Weslley Ngr

            Eles são do Playstation se não me engano, mas ambos possuem uma versão… Digamos, ”melhor?” Para PSP.

      • Bentex

        O Vincent aparece sim na versão de PSP, alem de outra personagem importante de P4 que faz uma ponta bem legal se você optar por jogar a protagonista feminina.

        Eu joguei apenas o P3 no PSP, e é um dos meus games preferidos, recomendo muito a versão do portátil, você vai perder na parte visual pois não tem cgs ou gráficos tão bonitos, porem a jogabilidade foi refinada para parecer mais com o P4, alem de ser a única versão que te permite jogar com a protagonista feminina o que muda drasticamente o jogo (pra melhor na minha opinião), alem de que é um jogo que vai consumir um bocado do seu tempo, o que pra mim foi uma experiencia bem menos cansativa por ser em um portátil.

        Resumindo P3 é um ótimo jogo, você não vai se arrepender de dar uma chance a ele, e eu estou muito animado com o P5 principalmente depois desse trailer.

      • humelhor

        No meu caso achei bem melhor começar com o 4, ele é bem mais amigável para te mostrar como funciona o jogo, o 3 quando fui tentar jogar antes do 4, ficava perdido em quando teria que ir para a Tartarus. Hoje estou jogando o 3 FES e o que mais me incomoda é não poder controlar os membros da sua party, algo que foi corrigido no de psp

  • Persona é muita japonesice pra mim…