Phil Fish está envolvido em Superhypercube, puzzle a ser lançado para o Morpheus, o óculos de realidade virtual do PlayStation 4. Embora o anúncio recente do jogo no PlayStation Blog não faça qualquer menção a Fish, que em 2014 anunciou sua saída da indústria de games, a informação foi confirmada a mim pelo programador Renaud Bédard, que trabalhou com Fish em Fez.

Superhypercube é um projeto que precede Fez, originalmente desenvolvido pelo coletivo Kokoromi, fundado por Fish e outros desenvolvedores e artistas canadenses, para um evento de jogos em 3D estereoscópicos, em meados de 2008. Em 2012, Fish havia anunciado que estava adaptando o jogo para o Kinect, ideia que aparentemente acabou sendo descartada. Algum tempo depois o designer anunciou seu egresso da indústria de games, o cancelamento de Fez II e a venda de seu estúdio Polytron, devido uma série de conflitos com o público e jornalistas. Após ter suas contas particulares hackeadas ao defender a amiga Zoe Quinn, no que seria lembrado como o início do Gamergate, Fish desapareceu dos holofotes.

Superhypercube, contudo, pode ser a volta do notável game designer, ainda que não anunciada. Desenvolvido pela Kokoromi e publicado pela Polytron, o puzzle traz visuais inspirados pela estética de obras das décadas de 60, 70 e 80, incluindo 2001: Uma Odisseia no Espaço, Xanadu e Blade Runner. É uma espécie de “Tetris humano” com cubos e visuais abstratos e geométricos – se você terminou Fez, provavelmente lembrou de sua sequência final. É possível identificar muito das artes do próprio Fish em seu visual, como as artes de capa que ele costumava a criar para suas mixtapes, algo que explorei neste artigo.

Resumindo: Fish possivelmente não quer que você saiba que ele ainda está trabalhando com videogames – e em um jogo que parece ser no mínimo fascinante. Se ele se sente melhor recluso, dado toda a hostilização que ele já enfrentou publicamente, podemos fingir que ele continua afastado e completamente alheio à indústria de games. Mas no fundo, a gente sabe que todos só têm a ganhar com seu retorno, embora tímido. Seja bem-vindo de volta.

Superhypercube deve ser lançado para o óculos de realidade virtual do PlayStation 4, o Morpheus, em 2016.