A nova interface anunciada pela Microsoft para o Xbox One parece muito melhor que a atual, mas não é como se isso fosse muito difícil, dado o fato de que ela é uma confusão de recursos mal distribuídos.

Além de aproveitar recursos do Windows 10, adaptados para o Xbox One, ele traz a interface de voz Cortana, que serve como assistente pessoal do usuário. A home trará mais camadas de informações, distribuídas de forma mais intuitiva através de um menu horizontal expansível. A Microsoft promete mais agilidade e eficácia na navegação e formação de equipes em jogos online.

Se o que vemos no vídeo for real, poderemos apenas perguntar para Cortana para descobrir se um amigo está online, sem que precisemos pausar a ação. Outra possibilidade é pedir uma dica para a assistente virtual sobre uma missão dentro de um jogo, por exemplo.

Avatares terão um melhor tratamento, seções de comunidade serão expandidas e um novo guia que se sobrepõe à tela de jogo, no canto esquerdo, poderá ser ativado a qualquer momento, trazendo recursos sociais, para agilizar partidas mutiplayer.

A atualização com a nova interface será disponibilizada gratuitamente no outono norte-americano (nossa primavera).