jornal japonês Nikkei divulgou, nesta segunda-feira (01), informações indicando que o novo projeto de console da Nintendo, conhecido como NX, pode ser baseado no sistema operacional Android. As informações, segundo a publicação, foram divulgadas por uma fonte interna anônima.

De acordo com o Kotaku, existem rumores de que o NX poderia não ter travas de região e a ideia de colocar um sistema operacional como o Android poderia facilitar o desenvolvimento de jogos por empresas third-party – um problema que a Nintendo enfrenta há anos. Mas antes de você ter certeza que a empresa está fazendo necessariamente um “mobile console”, lembre-se que o Ouya também é baseado em Android (ok, não é o melhor exemplo, mas enfim…).

O CEO da Nintendo Satoru Iwata afirmou, durante um evento em março deste ano, que mais detalhes sobre o NX só serão divulgados em 2016. “A Nintendo, conjuntamente com a DeNA, irá desenvolver um novo serviço de assinatura que engloba os sistemas existentes Nintendo 3DS e Wii U, o novo hardware com um novo conceito, NX, dispositivos móveis e PCs”, disse Iwata na época.

A título de curiosidade: segundo o tradutor Serkan Toto, a matéria do jornal Nikkei ainda indica que em 2000 a Nintendo teria entrado em conversas com a empresa de telecomunicações japonesa Docomo para levar seus jogos para celulares. O chamado “Project Aurora” teria sido abandonado pouco tempo depois.

  • Marcelo Hagemann

    Para mim, a notícia só faz o NX soar mais como um aplicativo que pode ser utilizado tanto no Android como no PC do que como um novo console/portátil/mobile da nintendo.

  • Rafael Rigon Maier

    Ouya all over again.

  • Gilliard Lopes

    Vale lembrar que o NVidia Shield também é baseado em Android.