Em pouco mais de oito horas depois de ter sido anunciado na conferência da Sony durante a E3, na noite desta segunda-feira (15), a campanha de financiamento coletivo de Shenmue 3 bateu sua meta de US$ 2 milhões no Kickstarter. Com isso, ele se torna um dos projetos que mais arrecadou dinheiro em menos tempo, garantindo o desenvolvimento da versão “básica” do jogo para PC e PlayStation 4, prevista para o final de 2017.

Com mais de 29 mil apoiadores e 31 dias de campanha, é provável que ao menos alguns dos stretch goals sejam atingidos, como a inclusão de curtas de Shenmue 1 e 2, provavelmente como resumo da história até o terceiro episódio, legendas em outras línguas e novos sistemas, cenários e minigames, que devem ampliar significantemente o novo jogo.

Apesar do sucesso instantâneo do Kickstarter, 2 milhões parece ser um valor insignificante perto dos custos dos  jogos originais à Sega entre os anos 90 e 2000. É dito que Shenmue original custou entre US$ 47 e 70 milhões, o que fez dele um dos jogos mais caros da história durante seu lançamento. Apesar disso, o jogo não compensou o enorme investimento da Sega, e apenas uma continuação foi lançada, Shenmue 2, para Dreamcast e Xbox, deixando a história da saga em aberto.

Ambos os jogos se destacam pela riqueza de narrativa, que explora a história de vingança de Ryo Hazuki e sua viagem solitária por cidades do Japão e China, em busca de respostas pelo mistério envolvendo a morte de seu pai. Os jogos são repletos de variedade, que incluem mecânicas de combates corporais, sequências de quick time events, minigames e mais.

  • É, acho que o Motherchip dessa semana ultrapassa a marca de 4 horas hein

  • Aurélio Dantas

    Nada fora do esperado depois do buzz que causou soltar um Kickstarter desse nível, mas tá na cara que esse KS é igual ao do Bloodstained, o jogo está recebendo dinheiro de outras fontes e o Kickstarter não passa de um pre-order glamouroso.

    • Guilherme Gondin

      Até por que, foi anunciado na conferência da Sony :p

  • Guilherme Gondin

    Notem, 9 horas no meio da madrugada.

  • rodrigo

    pre venda vrahhh