É inegável que a Microsoft não consegue engrenar no Japão. Na geração passada, com o Xbox 360, a companhia vendeu cerca de 1.6 milhões de unidades no país até o final de 2014, sendo que o PS3 vendeu mais de 6 milhões no mesmo período – o que resultou na saída do diretor da Xbox Japão, Takashi Sensui. Agora é a vez do Xbox One manter o resultado pífio da empresa em terras nipônicas: entre os dias 8 e 14 de junho foram vendidas apenas 100 unidades do videogame. As informações são do site 4Gamer e traduzidas pelo Kotaku.

“Mas uma semana é pouco tempo de amostragem!”, pode até ser, mas vamos dar uma olhada nos números de vendas dos outros consoles no mesmo período:

Vendas de consoles no Japão entre os dias 8 e 14 de junho

Vendas de consoles no Japão entre os dias 8 e 14 de junho

Não dá para saber o que é mais assustador: o Xbox One com vendas abaixo do Vita TV ou o console perdendo espaço até para o PlayStation 3. E é importante frisar que o Japão tem uma população de 127 milhões de pessoas (dados de 2013), ou seja, virtualmente ninguém quer o videogame na região.

Você realmente não gostaria de ser um executivo da Microsoft ao receber esse tipo de relatório…

  • Guilherme

    até o vita tv vende CINCO VEZES MAIS

    • Carlos Eduardo Galvani Nascime

      Cara, o WiiU vende 164 vezes mais. O WIIU. 164 VEZES.

      • Guilherme

        wii u é o wii u

        estamos falando do VITA TÊVÊ

  • leoleonardo85

    Quem cuidava do Xbox One no Jp saiu logo após o lançamento do mesmo por lá.

    Eu sinceramente acho que a Microsoft nem deveria ter lançado o console por lá, não há nele qualquer atrativo para os japoneses.

    • Jaime Fpolis

      Com certeza é mais pra “marcar presença” na região do adversário do que pra realmente vender consoles….e muito provavelmente esse departamento da MS deve estar distribuindo centenas de outros produtos mais rentáveis para o mercado corporativo japônes, esses consoles não são nem de longe a prioridade da Microsoft naquele mercado.

  • Max Silva

    Estamos falando de um mercado que cada vez mais tem o foco em portáteis. Tanto que na conferência da Sony, na hora de apresentar o remake de FFVII, eles imploraram para os japoneses comprarem consoles. E não estavam falando de consoles da Sony, e sim qualquer console de mesa. Se eu tivesse algum poder de decisão na MS, eu já teria abandonado esse mercado faz tempo.

    • Vinicius Siviero

      Será que ter um portátil ajudaria?

      • Max Silva

        Acho que não Vinicius, já que a MS não tem jogos focados para esse publico, diferente do PSVita e 3DS.

  • Darth Paul Poor Traaais

    É, pra estar tomando surra de console da geração passada tem muita coisa errada. A Nintendo já deu a dica: vai embora. No brasil eles meteram o pé por que vendiam menos que o zeebo!

    • Rodolfo

      E o zeebo nem ao menos estava mais pra vender xD

  • Ademar Abiko Jr.

    WiiU sobre o PS4, com a idade que tem, com mais de 50%, também é um negócio deveras interessante

  • David Lucas

    Vi em uma pesquisa uma vez, que como eles trabalham muito, passam mais tempo em trens e ônibus, e preferem portáteis, agora faz sentido o 3DS estar no topo, o negocio mesmo do XBOX ONE e PS4 e começar a metralhar exclusivos foda, acho que é o único jeito de vender eles por la, até por aqui, eu sou PCsista, e to com muita vontade de comprar um PS4, só pelos exclusivos.

  • Marco Ramos

    ..E por causa da porcaria da Microsoft (vejam que eu disse MICROSOFT = empresa filha da puta e NÃO DISSE Xbox One, que é um video game bem legal com jogos interessantes que quero muito jogar algum dia mesmo com seus concorrentes sendo ainda mais legais…)…

    Enfim, por causa da Microsoft, no mínimo um japonês vai perder a vida… Foda…

    …Sim, o presidente da Xbox Japão é certeza que vai se matar… Resta saber quantos outros diretores irão acompanhá-lo seja por desespero ou lealdade…

    • qê?

    • Jaime Fpolis

      você viajou na maionese! nenhum japônes seria tão bobo de se matar por decepcionar os acionistas de uma empresa estrangeira, ainda mais se a empresa for Americana!

  • Nielson Frasão

    Sony = empresa japonesa, logo japonês vai comprar o PS.

  • Caio César Mendonca Souza

    A microsoft pode ter todos os melhores exclusivos orientais do mercado, eles nunca irão engrenar no Japão. O país é muito fechado e por isso não aceita nada de fora.

  • Elton Alves Do Nascimento

    Não adianta forçar, a MS tem que sair de lá mesmo e focar nas Américas e Europa. A Nintendo saiu do Brasil e o negocio dela é o oriente, a Microsoft quer vender console de mesa no Japão tendo exclusivos como Halo e Forza? É se auto sabotar isso aí. Eu tenho um xbox One e adoro o console, mas eu sou brasileiro, não japonês. Se trabalhasse tanto quanto um japonês eu com certeza ia preferir um portátil.

  • Jaime Fpolis

    O consumidor japônes é extremamente nacionalista, e isso não é nenhuma novidade! Fiquei admirado como a Microsoft conseguiu vender 1.6 milhões de consoles da geração anterior por lá, mesmo que esse número sendo somente 1/6 das vendas do PS3!! Acredito que continuam distrubuindo (tentando distribuir) o Xbox One, apesar das vendas virtualmente nulas,por dois motivos:
    a) Marcar “presença” no território do adversário é uma decisão estratégica e questão de “honra”.
    b) A Microsoft é uma corporação gigantesca que realiza negócios bilionários por lá (no mercado corporativo) e portanto já existe uma imensa estrutura comercial e logística estabelecida que absorve e torna insignificante (para a organização) quaisquer resultados pífios da venda de consoles por lá.