Jogos independentes e seus criadores são amplamente celebrados no ocidente, mas quando pensamos no Japão, nomes não vêm com muita facilidade à memória. O BitSummit quer mudar isso.

Além de destacar a produção independente japonesa, o evento, que acontece desde 2012, promove uma ponte com o ocidente, permitindo o diálogo entre desenvolvedores, jornalistas e companhias de ambas as partes do mundo. O BitSummit contará até com um Indie Megabooth, presente em feiras como PAX e GDC e reunindo dezenas de jogos de diversos desenvolvedores.

Contando com festas, premiação e exposição de jogos para o público e mídia, o evento, cuja edição de 2015 acontecerá nos dias 11 e 12 em Kyoto, contará ainda com palestras de Hidetaka “SWERY” Suehiro, da Access Games (de Deadly Premonition e D4), Tetsuya Mizuguchi (criador de Space Channel 5 e Rez), Yohei Kataoka, da Crispy’s (de Tokyo Jungle), dentre outros. Empresas como Valve, Unity, Microsoft, Sony e Oculus VR também estarão presentes no evento.

Dentre as atrações das edições passadas do evento, tivemos essa performance musical com essa figura incrível usando um capacete de Super Famicom:

bitsummit-3

O fundador e diretor criativo do BitSummit é James Mielke, jornalista veterano, ex-editor da revista Electronic Gaming Montly (EGM). Em 2009, passou a atuar como produtor e game designer na Q-Entertainment e Q-Games.

Conheça alguns dos jogos que estarão presentes na feira em seu site oficial (em inglês).

Fotografia: Jerlaska