Apesar de ser um dos seus melhores jogos, a Capcom nunca revisitou Resident Evil 2 da mesma forma que o fez com o título original da série, reestruturando-o levemente e dando a ele novos gráficos. Nós não sabemos quais são os planos oficiais da empresa, mas, se depender de fãs, estaramos jogando uma versão refeita de Resident Evil 2 – chamada de Resident Evil 2 Reborn – ainda neste ano.

Os responsáveis por isso são membros de um estúdio indie italiano chamado InvaderGames. Eles liberaram vídeos no Youtube (que você vê abaixo) nos quais mostram sua recriação de Raccoon City na Unreal Engine 4.  Curiosamente, além dos gráficos atualizados as mecânicas também foram alteradas, sendo substituídas por aquelas apresentadas em Resident Evil 4, com a câmera por cima do ombro dos protagonistas e um manuseio mais direto da mira da sua arma. Resident Evil 2 Reborn tem também um efeito de iluminação bem legal, que cria um clima opressor no início da aventura, quando ainda estamos vagando pelas ruas da cidade após quase sermos esmagados por um caminhão.

Na descrição dos vídeos mais recentes, publicados em 17 de julho, o estúdio afirma que uma versão alpha desse projeto será lançado gratuitamente “neste verão [do hemisfério norte]”, ou seja, período do meio do ano. A grande incógnita é: a Capcom não irá se opor de forma alguma isso? Seria uma pena, mas o mais provável é que a empresa não demore a entrar em contato com InvaderGames e impeça-os de liberar Resident Evil 2 Reborn ao público. Esse é o curso mais comumente visto de empresas querendo proteger suas propriedades, apesar de certamente existirem exceções, como Black Mesa.

Além disso, dada a recente onda de remasterizações – uma que foi bastante abraçada justamente pela Capcom – há a possibilidade de que ela mesma esteja trabalhando em um remake ainda não anunciado de Resident Evil 2, o que criaria um conflito.

Caso você queira acompanhar novidades do jogo, a InvaderGames tem um twitter no qual posta atualizações, além do próprio canal de Youtube no qual esses vídeos foram disponibilizados.

Veja mais sobre Resident Evil:
– Shuffle – Resident Evil Revelations 2 Episódio 1
– Shuffle – Resident Evil HD Remaster

  • Weslley Ngr

    Tudo bem, estava na hora de Resident Evil 2 (Talvez até o 3) ganhar uma versão melhorada e ao nível dos jogos padrões de hoje em dia. Mas sinceramente? Achei medíocre demais, sinto muito.

  • leualemax

    Cual é desse patins ai que o boneco ta em cima?

  • leualemax

    dracula de bram stoker.

  • Pão de queijo

    ( “neste verão [do hemisfério norte]” , ou seja, fim do ano.),Na verdade o verão deles é no meio do ano,o nosso é no final de ano. <3

    • Heitor De Paola

      Er, deu ruim aqui. Atualizado com a correção.

  • Marco Ramos

    Afff… Que genérico!
    Transformaram num rip off de Zombie U….
    Aguardarei com paciência pela versão oficial da Capcom…

    Sério!! Essa cenas todas escuras só com um circulozinho de luz pra enxergar é horrível! Virou Slender saporra?
    E essa Go Pro no ombro é simplesmente detestável!

    Esses elementos tiram toda a ARTE e SUSPENSE de RE!!! Na moral, pra mim a beleza e emoção de RE vêm justamente de seus cenários pré-renderizados maravilhosos, ricos em detalhe e resolução (conforme os limites de sua época) e suas câmeras fixas com seus ângulos e planos de câmera ESPETACULARES, inusitados, visão ora “isométrica”, ora frontal, ora em plongée ou contra-plongée… Sabe, essas coisas!
    Daí vinha a beleza artística do game, a FOTOGRAFIA, o enquadramento!

    E o suspense também!!! Você não poder ver o fim de um corredor, ou uma porta ou janela estarem escondidas fora do quadro, enfim…

    Transformar RE em um Left 4 Dead, Max Payne genérico e mal copiado é simplesmente lamentável!!!

    Capcom, por favor, não só impeça esse jogo de existir como se possível, coloque FOGO nessa BOMBA!!

    • Weslley Ngr

      ”Arte e Suspense de RE” Desculpe, eu dei risada com esse comentário. Que arte e suspense RE tem mesmo? Sério? Câmera parada? Pfff, Silent Hill mandou um abraço por não precisar travar sua câmera pra te dar medo. ”Ain é diferente” mesma coisa.

      Fora isso concordo quase tudo. Essa escuridão está ridícula. Pra mim, RE nunca se tratou de ser escuro e sim te dar sustos, afinal ele não é jogo para dar medo e sim sustos, medo ele nunca conseguiu dar (Em mim, pelo menos). A maneira que eles colocaram a mira do jogo está terrível, se eles querem dar uma sensação de realismo tirando a mira do laser, que me deem a opção de jogar em primeira pessoa para tornar esse realismo mais dinâmico e imersivo, porque dessa forma está ridícula. Dai você me diz: ”É impossível cara, trabalho de fã para fã” Só digo uma coisa: ROD LIMA.

      • Kiro Kadura

        Mas o trabalho do Rod Lima também está longe de ótimo. Ele optou ir por um caminho mais “clássico”, mas não se saiu tão bem. Os ângulos de câmera estáticos são bons e fiéis a série, mas quando juntos a um cenário full 3D, com texturas em baixa resolução e problemas de iluminação, dados angulos ficam mediocres. O resto está exatamente igual ao original (estou me referindo aos menus, itens, scripted events, etc).

        Quanto a luz, não há nada que possa ser feito. Concordo que há um excesso de escuridão em algumas partes, mas no geral a escuridão é um bom artificio para ser usado num cenário 3D com câmera e iluminação dinâmica.

        Acho que ambos projetos estão tratando um Remake de forma diferente: um apela para um lado mais moderno do terror, escuro, camera dinâmica, mira livre, etc, enquanto outro apela ao clássico, tentando manter tudo fiél ao original.

        Sinceramente, a única maneira de um Remake de RE2 ser bom é se for feito da mesma maneira que RE Remaster e RE0. Camera estática, cenarios pré-renderizados e modelo de objetos e personagens em HD, efeitos de iluminação e, claro, consertar todos os problemas do original.

        Eu aprecio esses projetos. Eles possuem vários problemas, mas é bom ver o trabalho que os fãs tem para manterem o espirito da série. Quem sabe a Capcom não olha pra isso e para o bom recebimento dos remasteres e não faz o Remake que RE2 merece.

        • Weslley Ngr

          Não, o trabalho do Rod com certeza não é o ideal Remake que os fãs gostariam que existisse, porém ele está muito mais próximo do jogo ”ideal” que a Invader está tentando criar justamente por ele ter se apegado mais as origens, as raizes da obra original, saca. E fora que ele conseguiu construir um estilo de jogo para todos os públicos, ele criou (Para ele, claro) um estilo de RE com primeira pessoa, terceira pessoa com a assistência a mira laser e com as cameras pré-renderizadas estilo os anteriores, e todos funcionaram perfeitamente. E os menus, itens, scripted events estão iguais justamente para criar essa proximidade do fã original da obra poder se situar do que pode acontecer e como isso ficou. O cara com certeza não tem capacidade de recriar CGs, saca.

          Sem duvida nenhuma o ideal Remake seria estilo o Zero e o Remake 1 HD Remaster, concordo, mas a Capcom só vai fazer isso quando acontecer com ela o que aconteceu com a Square, saca? Final Fantasy 7 Remake foi cartada de ultimo segundo, a Capcom tem que estar prestes a falir para lançar um negócio desses.

  • Mauricio

    Sinceramente não entendo todo o hate em volta do game, o jogo é com certeza um projeto criado por um fã que gastou horas a fim de sua vida, e ainda vai disponibiliza-lo de graça. Eu concordo que perde muito da pegada do jogo e não tá perfeito, mas vamos dar uma bola pro cara né :/

    • Weslley Ngr

      Só porque é feito de fã para fã, gratuito, horas trabalhando nisso… Que somos obrigados a calar a boca, achar bonito e falar bem dele?

      Não cara, o jogo está feio, parece chato, a mira dói na cabeça de tão mau colocada/implementada que ficou no jogo. E cara… Que escuridão é essa? Resident Evil nunca se tratou de ser escuro, que porcaria é essa?

      Não cara, não.

      • Mauricio

        Não precisa achar bonito e nem calar a boca, cada um tem liberdade de dizer o que quiser. Mas não precisa esculachar o jogo só por você não ter gostado, se não gostou simplesmente ignore, não vale a pena espalhar o seu ódio em coisas pequenas que não vão mudar nada na sua vida. Se alguém tinha que ficar puto e tem o direito disso é a Capcom.

        • Weslley Ngr

          Esse lugar que estamos se chama ”comentários”, ele é um lugar livre onde as pessoas podem espalhar/compartilhar suas opiniões: Eu dei minha opinião sobre a noticia. Não gostou?

          Tente fechar os comentários, pois eles são livres para o público comentar o que bem entender.

  • Renato Rafael de Oliveira

    a galera q achou ruim,parem com o mimimi e baixem um engine melhor e façam um remake de RE2 melhor….só sabem criticar….

  • Junior Rodrigues

    se o jogo e claro com mt luz e com mt ação vcs fala que precisa de ”terro” ai o cara faz o jogo mais escuro e vcs agora reclama q o jogo ta mt escuro porra vcs quer um resident evil com mais terro sombrio ou vcs quer um ação estilo matrix >(

  • Uma obra de arte, uma pena que acho que meu computador não vai rodar kkkkkkkk