Na última quarta-feira (22) publicamos uma crítica a uma campanha da Level Up Games veiculada nas redes sociais para divulgar um evento em Combat Arms. Com o intuito de reproduzir duas personagens do jogo de tiro, a peça colocou duas modelos de biquínis para simular um confronto. Considerando o meio no qual a peça foi inserida e os constantes casos de hostilização a mulheres na comunidade de games, um dos muitos efeitos da objetificação feminina em jogos e peças publicitárias, classifiquei a ação como sexista e irresponsável. No YouTube, os vídeos foram amplamente desaprovados pelo público.

Leia aqui:
Por que realizar uma campanha publicitária sexista em pleno 2015 é uma grande estupidez

Em resposta ao Overloadr (e também a outros veículos que criticaram a ação da companhia), a Level Up emitiu a seguinte declaração:

A ação com as modelos foi feita para o lançamento do evento Scorpion Vs. Spider II em Combat Arms. Nele, os jogadores tomam partido em um dos times, representados pelas duas personagens, lançadas dentro do jogo caracterizadas como nos vídeos.

Quem conhece nosso trabalho sabe que sempre apoiamos a igualdade e o respeito entre os sexos, as orientações sexuais e todos os jogadores. Combat Arms, inclusive, é um dos únicos FPSs brasileiros com equipes de e-Sports (competitivo profissional) inteiramente femininas, que recebem nosso apoio, divulgação e incentivo.

Ainda neste ano, também fizemos uma campanha voltada para demonstrar como apoiamos todas as formas de amor, independentemente da orientação sexual ou em qual jogo ele aconteça. As mensagens foram amplamente veiculadas em nossos canais oficiais, principalmente em Ragnarök e Perfect World, dois de nossos maiores MMOs. Uma das postagens da série pode ser vista em nossa página no Facebook.

Assim como fazemos em todas as nossas atividades, estamos analisando os inúmeros feedbacks, positivos e negativos – tanto dentro quanto fora de nossa comunidade – que a campanha de Combat Arms está rendendo. Definitivamente esta ação nos trará aprendizados para outras futuras.

A campanha de Scorpion Vs. Spider II continua recebendo novos vídeos, veiculados na página do jogo nas redes sociais.