A Summer Games Done Quick, ou SGDQ para os íntimos, terá início neste domingo, dia 26, às 14h00 do horário de Brasília, e ocorrerá por 160 horas ininterruptas, acabando em 1° de agosto.

Para os que não conhecem, o evento reúne uma série de speedrunners – jogadores que se especializaram em terminar da forma mais veloz o possível diferentes jogos -, mostrando suas habilidades, técnicas e, às vezes, quebrando os próprios recordes.

Além do entretenimento proporcionado, que podemos ver inteiramente ao vivo através do Twitch, a Summer Games Done Quick também coleta doações daqueles que assistem ao evento, que são dadas a instituições de caridade. Neste ano, todo o dinheiro arrecadado será doado aos Médicos Sem Fronteiras, algo que já aconteceu anteriormente. Na SDGQ do ano passado, por exemplo, pouco mais de US$ 718 mil dólares foram conseguidos dos espectadores das speedruns.

Ver jogadores que dominaram em tal nível títulos específicos é extremamente fascinante. Existem aqueles que são, pura e simplesmente, muito bons em um jogo, conseguindo passar por todos os seus desafios como se não fossem nada, chegando ao final da aventura em uma fração do tempo que uma jogatina normal teria. Por sua vez, outras speedruns – minhas favoritas, diga-se de passagem –  “quebram” completamente um jogo. Isso ocorre devido a uma compreensão plena dos sistemas em funcionamento e de como explorá-los, criando com isso cenários e usos de mecânicas completamente fora da norma, que nunca passaram pela cabeça da maioria de nós. É realmente muito legal ver a desconstrução que ocorre nesses momentos.

Já há uma programação completa dos títulos que serão terminados junto de informações sobre a run – se ela será 100% (ou seja, se tudo do jogo será pego), qual a versão estará sendo jogada e qual o tempo estimado para se chegar ao fim. Resident Evil 4, por exemplo, deverá ser finalizado em cerca de uma hora e quarenta minutos, Bioshock Infinite em duas horas e quinze minutos, Halo 3 em uma hora e cinquenta e dois minutos, Dark Souls II em uma hora e meia e muitos outros mais.

Mais informações podem ser encontradas na página oficial do evento.

Watch live video from GamesDoneQuick on www.twitch.tv