Dentre os melhores jogos já criados por fãs, estão Sonic: Before The Sequel, Sonic: After The Sequel e Sonic Chrono Adventure. A trilogia inteira, aclamada pela comunidade de Sonic, foi feita pelo prolífico Felipe Ribeiro Daneluz, conhecido como LakeFeperd, que deixou o ouriço da Sega um pouco de lado para trabalhar em sua própria criação original: Spark: The Electric Jester.

Muito do que o paulistano Daneluz aprendeu fazendo jogos não-oficiais de Sonic parece ter sido aplicado aqui, um platformer veloz com uma pegada bem Mega Drive, protagonizado por um herói que poderia muito bem se passar por um mascote da década de 90.

Segundo Daneluz, Spark é inspirado em jogos como Sonic, Mega Man X e Kirby Super Star, com um protagonista capaz de se transformar em contato com certos power-ups. Cada versão dá a ele uma habilidade ou arma própria, que podem ser utilizadas para avançar pelos múltiplos caminhos, descobrir passagens secretas e encontrar novos itens pelas fases.

A campanha no Kickstarter busca arrecadar US$ 7 mil, valor que será usado para o polimento final de Spark e criação da trilha sonora, que já foi parcialmente composta. Grandes talentos, que já haviam trabalhado com Daneluz em seus jogos de Sonic, estão trabalhando na composição musical, incluindo Falk Au Yeong, cujo currículo inclui Final Fantasy XV Episode Duscae, BioShock Infinite e Freedom Planet. Algumas músicas já podem ser ouvidas no Soundcloud.

Spark está previsto para chegar na primavera norte-americana de 2016 (nosso outono) para PC e uma cópia digital pode ser pré-adquirida com uma contribuição de US$ 10 na campanha de financiamento coletivo.

A demo, com três fases, pode ser baixada e testada gratuitamente.

Veja o trailer do jogo: