Um dos jogos de lançamento do Wii U e, até então, exclusivo ao console da Nintendo, ZombiU também aparecerá no PC, PlayStation 4 e Xbox One. Nessas novas plataformas, o título passará a se chamar apenas “Zombi” que, curiosamente, é o mesmo nome de um jogo de 1986, também da Ubisoft.

Zombi (ou ZombiU) é um título bem interessante. Ele mistura exploração com elementos de roguelike (e até um cadinho da série Souls) ao dar um peso bem grande às nossas mortes. Quando um dos personagens que controlamos é derrotados por mortos-vivos, tudo que estávamos carregando é deixado no cadáver. Cabe então a um novo sobrevivente, que passamos a controle, recuperar todos os espólios que estavam sendo carregados, algo extremamente valioso para garantir que continuássemos vivos. ZombiU foi também um dos poucos exemplos a fazer um ótimo uso do controle do Wii U, utilizado, dentre outras coisas, para o gerenciamento e escolha de itens. Isso criava uma bela tensão, já que tínhamos que olhar para longe da televisão, sem sabermos se um zumbi estava prestes a nos agarrar.

“Nós sabíamos desde o início que manter a tensão e sentimento do original seria um dos principais desafios, já que o modo através do qual ZombiU era apresentado no Wii U não pode ser reproduzido,” disse Hélène Henry, produtora de Zombi em nota divulgada pela Ubisoft. Para conseguir se aproximar disso, o HUD aparecerá na nova versão o mínimo o possível, chegando a desaparecer quando não necessário. O minimapa, que antes ficava no GamePad, estará agora na TV mesmo. “Nós mantivemos a ideia de que você está sempre vulnerável. Mexer na sua mochila ainda não pausará o jogo,” complementou Henry. “Nós adicionamos um botão dedicado a acessar a mochila, o que permite que jogadores vejam todos os seus itens e criem atalhos para acessá-los.”

Outra mudança que Zombi terá em relação ao original será uma gama maior de armas corpo a corpo. Além do bastão de críquete, haverá também uma pá (com um alcance maior e a capacidade de acertar mais de um inimigo de uma vez) e um bastão com pregos, capaz de causar danos críticos mais elevados. A única coisa de ZombiU que Zombi não terá será o multiplayer local, uma modalidade em que um jogador podia usar a tela do GamePad para colocar mortos-vivos no caminho de um outro participante, que jogava na TV.

É legal que ZombiU (ou Zombi) apareça em mais plataformas. Especialmente dado o fato de que comparativamente não existem muitos Wii U por aí, é bom haver mais meios de acesso a um jogo que é legitimamente bom e um tanto único, mas que infelizmente não foram muitos que tiveram a oportunidade de experienciar. Dito isso, se você por um acaso tem um Wii U e nunca deu uma chance a ele, procure pelo título. O uso da segunda tela não foi replicado em nenhuma outra entrada do console e, ao que tudo indica, não veremos isso surgir novamente tão cedo.

Zombi estará disponível a partir do dia 18 de agosto.