Nós sabíamos que essa hora chegaria, só ainda não tínhamos certeza que forma o ato teria. Existe agora uma maneira de piratear os Amiibos ou, ao menos, os dados contidos neles.

Uma empresa do Reino Unido está aceitando pedidos de pré-venda para o Amiiqo, um dispositivo que armazena as informações contidas em Amiibos. Parecido com um disco de hokey, “o Amiiqo é um emulador de brinquedos NFC, atualmente com suporte a todos os Amiibos existentes, até mesmo alguns especiais ainda não lançados.” De acordo com a descrição, o aparelho vem com as informações de 10 bonecos na memória, sendo que ele pode armazenar até 200 deles.

Além de guardar no aparelho o progresso de seus próprios bonecos, também é dito que é possível baixar dados de diferentes brinquedos da Nintendo direto da internet. “A imagem pode vir de uma figura ‘branca’ (nova, nunca usada), mas também de um Amiibo que já tenha subido de nível ou com power-ups, tornando este um sistema de cheats efetivo.”

O Amiiqo funciona em conjunção a um aparelho Android com compatibilidade a near-field communication. Pelo vídeo de demonstração, parece ser através dele que você baixaria os arquivos de um Amiibo que não possui. Apesar disso, é possível trocar no próprio Amiiqo qual a figura que está sendo utilizada quando o dispositivo é aproximado ao controle do Wii U.

Ao que tudo indica o aparelho não é autorizado pela Nintendo e há bons motivos para que a empresa não veja isso com bons olhos. O Amiiqo traria aos jogos os benefícios oferecidos por Amiibos sem a necessidade destes serem comprados individualmente. Dito isso, a mensagem de venda posiciona o Amiiqo como algo similar a um GameShark, voltado à ideia de você poder trapacear em jogos e adquirir benefícios rapidamente (como ter um lutador de nível alto em Super Smash Bros, por exemplo).

Pode ser uma mensagem vazia, falsamente ingênua para tornar mais brando o fato de que Amiibos estão sendo pirateados. No entanto, a impressão tida através de relatos daqueles aficionados pelos bonecos da Nintendo é de que o interesse por Amiibos está nas figuras em si e não pelo que elas fazem nos jogos. Até porque os bônus destravados por elas são geralmente irrelevantes ou, simplesmente, inacessíveis, dada a escassez de alguns dos brinquedos no mercado.

O Amiiqo está à venda por £69,99, mais ou menos R$ 380. Ele será lançado nesta sexta-feira (18).

Leia mais sobre Amiibos:
– O maravilhoso e bizarro mundo dos amiibos customizados
– Yoshi’s Wooly World terá amiibos feitos de lã… nhóóó