Videogames são importantes para o YouTube. Tão importantes que o Google investiu em uma plataforma própria para games dentro do maior site de vídeos do mundo. Inaugurado nesta quarta-feira (26), o YouTube Gaming é uma espécie de hub que centraliza todo conteúdo de games, sejam vídeos de gameplay, trailers ou sobre a cultura de videogames, sejam transmissões ao vivo.

Com a nova plataforma, os usuários recebem recomendações personalizadas com base nos jogos e canais que eles consomem e favoritam, cada qual com uma página personalizada. Então se você quiser ver, por exemplo, vídeos de GTA V, basta acessar sua página para ter acesso a centenas e centenas de vídeos sobre o jogo.

youtube-gaming-gta-v

Jogos e canais agora ganham páginas personalizadas

Na barra deslizante à esquerda, você encontra uma lista de seus jogos favoritos e dos jogos mais quentes do momento. Já na barra à direita, uma lista dos canais que você assina e recomendações.

Os produtores de conteúdo também ganharam uma vistosa página personalizada, como a nossa página do Overloadr. Agora as seções ficam mais visíveis, em diferentes abas no topo do canal.

Todo o conteúdo pode ser acessado na versão “normal” do YouTube, é claro. A única diferença, além da palavra “gaming” na URL do YouTube, é que a nova plataforma centraliza e facilita a vida de quem usa amplamente a plataforma para consumir conteúdo relacionado a videogames.

YouTube Gaming - Overloadr

Para o Brasil, até o momento, o YouTube Gaming está disponível apenas em inglês, na versão desktop. A versão em aplicativo mobile já está presente no Google Play e na App Store, mas ainda não pode ser acessada do Brasil.  Segundo a assessoria do Google, em resposta ao Overloadr, ainda não existe previsão para lançamento da versão em português do YouTube Gaming, “mas é um País importante e estamos trabalhando por isso.”

O YouTube Gaming parece ser um esforço do Google em se destacar perante o Twitch, plataforma líder em transmissões ao vivo de videogames. No último final de semana, o Twitch atingiu um novo recorde de audiência, com 2 milhões de espectadores simultâneos, devido a exibição do ESL One Cologne 2015 e às finais norte-americanas do campeonato de League of Legends.

  • Matheus Cerqueira

    QUANTA ABA ABERTA! Não consigo usar 4 direito! hahahahaha

    • Tais

      damn, cheguei tarde =P

    • Charmichael

      haha aqui 8 é o maximo.. acima disso começa a incomodar e eu começo a fechar..

  • Tais

    cara, usa o One Tab! sai dessa vida!

    (and, alguém conseguiu acessar o site? dá 404 direto aqui)

  • Anderson Cardoso

    Side Tabs mandou abraços ao usuário deste print ai!!

  • rodrigo

    carai quanta aba, mas Rique sabe se em caso de streaming ao vivo, o YT terá aquelas limitações de velocidade de streaming para canais ou streaming gamers menores? tipo o Twitch faz…

  • Thiago Oliveira

    Eu consegui instalar o app pra Android de boas aqui.

  • Será que haverá uma futura versão para PSN?