Boas notícias para os fãs de Pachinko! Um relato feito pelo site francês Gameblog, corroborado pela Eurogamer, aponta que a Konami encerrou sua produção de jogos chamados triplo-A, classificação na qual se encaixa o recém lançado Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.

O Gameblog afirma que o recrutamento anunciado pela Konami em março deste ano, em busca de pessoas com “paixão por jogos” e “experiência em desenvolvimento high-end” não passou de marketing, e que nunca houve nenhum processo de entrevista ou contratação de novos talentos. Atualmente, nenhum jogo triplo-A está em pré-produção e projetos atuais para consoles foram parados ou cancelados. A única exceção para isso é a série de futebol Pro Evolution Soccer e o componente online de Metal Gear Solid V.

Junto disso, de acordo com o Gameblog, Julien Merceron, diretor mundial de tecnologia da Konami e um dos responsáveis pela criação da Fox Engine, saiu da empresa por estar insatisfeito com o novo direcionamento mais voltado ao desenvolvimento de jogos mobile e da ausência de projetos mais ambiciosos. Curiosamente, em maio deste ano a Konami havia dito que “o futuro está no mobile” para, no final do mesmo mês, voltar atrás nesse comentário dizendo que continuaria criando jogos para console.

Após o burburinho em torno da demissão de Hideo Kojima e do dissolvimento da Kojima Productions, o jornal Nikkei reportou sobre as condições de trabalho dentro do estúdio japonês, apontando uma situação abusiva e, em ocasiões, de humilhação aos seus funcionários. Diante de tudo isso não é muita surpresa ouvir que a Konami está se retirando dessa parte do mercado. Os indícios já haviam aparecido há alguns anos, eles apenas se tornaram mais fortes em 2015.

Mas, seja como for, nós sempre teremos Pachinko.