Existem muitas análises da fase 1-1 de Super Mario Bros. por aí, indicando o quão genial ela é em ensinar ao jogador sobre as mecânicas daquele mundo sem haja nenhuma mensagem de tutorial. E enquanto muito do que há nessa análise que você encontra abaixo já é de conhecimento de muitos, há algo de especial em ouvir essas ideias vindo diretamente da boca de Shigeru Miyamoto.

Isso está presente em um vídeo do Eurogamer, no qual Miyamoto, ao lado de Takashi Tezuka, fala do processo de criação do estágio 1-1, sobre como ele foi um dos últimos a ser implementado no jogo e outras coisas mais. Um aviso: o vídeo tem apenas legendas em inglês.

Existem muitas séries sobre level design que podem ser encontradas no Youtube, a maioria em inglês. Se estiver procurando por uma boa e que esteja em nossa língua, dê uma olhada no Que Fase, do Gamesfoda. Há um episódio dedicado justamente a Super Mario Bros. e o primeiro capítulo, que trata de Quake, é especialmente bom.