O canal Feminist Frequency, de Anita Sarkeesian, é conhecido por fazer críticas contundentes sobre a representação feminina nos videogames. Seu último vídeo é uma ótima análise de Assassin’s Creed: Syndicate, que chega nesta terça-feira (26), e vem acumulando críticas positivas, inclusive da própria Sarkeesian, que destaca, principalmente, a diversidade e qualidade de seus personagens.

Já sabíamos que a Ubisoft estava se empenhado em introduzir um jogo mais igualitário, após ser duramente criticada por dispensar protagonistas femininas em Unity, e Sarkeesian faz um bom trabalho em mostrar a importância de Syndicate neste aspecto.

Além da protagonista Evie Frey, que ganha um tratamento humano a altura de seu irmão gêmero, o jogo traz entre seus personagens um homem transgênero e um indiano, elimina de seus NPCs as prostitutas e, entre suas figuras histórias, como Karl Marx e Charles Dickens, destaca também a Rainha Vitória e a enfermeira Florence Nightingale.

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Ned Wynert é um homem transgênero em Syndicate

Ned Wynert é um homem transgênero em Syndicate

“Estes personagens desempenham papéis secundários ou menores, mas suas inclusões são notáveis. Embora possa parecer ‘irrealista’ imaginar mulheres, ‘pessoas não-brancas’ e trans tratados e respeitados como seres humanos em 1868, realismo não é realmente o objetivo em um jogo no qual Assassinos e Templários têm travado uma guerra por séculos sobre artefatos criados por uma civilização antiga, onde você pode pular do topo da Catedral de St. Paul em uma pilha de folhas e sair ileso. A inclusão desses personagens funciona não por causa do realismo, mas por causa de seu tratamento crível e consistência interna. Essa credibilidade é resultado da decisão consciente dos desenvolvedores de tornar a presença deses personagens normalizadas e respeitadas por todos dentro do jogo.”

Anita também destaca algo que me parece ser um problema constante da trama de toda a série: o argumento de luta pela liberdade dos Assassinos, quando o que eles estão fazendo é, basicamente, substituir uma opressão por outra.

“A narrativa nos mostra que os males que assolam a Londres de 1868 são resultado de Templários malvados, e apresenta como solução para estes problemas matar muitas e muitas pessoas. Lutar para libertar as classes trabalhadoras oprimidas de Londres seria, na realidade, um objetivo nobre e extraordinário, mas reduzir uma questão tão importante em uma desculpa para introduzir mecânicas violentas de jogos AAA não faz mais do que banalizá-la. (…) E apesar de todos os encantos e boas intenções dos gêmeos Frye, eles são justiceiros tomando para si uma luta da qual eles não fazem parte. O jogo os apresenta como libertadores livrando Londres da opressão, mas eles são apenas conquistadores, substituindo o governo de um sindicato criminoso por outro.”

Assista: