O Google anunciou hoje o Youtube Red, um serviço de assinatura do Youtube que faz com que os vídeos não tenham propagandas, além de permitir que eles sejam baixados em telefones e tablets, dentre outras coisas mais.

O Youtube Red estará disponível nos EUA a partir do dia 28 de outubro, ainda sem previsão de quando ele chegará ao Brasil, mas a parte mais intrigante ocorrerá no ano que vem. No início de 2016, aqueles que pagarem a mensalidade do Youtube Vermelho terão acesso a séries originais do site – que estão sendo chamadas de Youtube Originals -, que são feitas ou contam com alguns dos criadores de vídeos mais proeminentes da atualidade.

Dentre eles está Felix Kjellberg, mais conhecido como PewDiePie, o maior Youtuber do mundo, contando com mais de 40 milhões de assinantes. PewDiePie terá uma série de reality chamada Scare PewDiePie. De acordo com a descrição, “neste aventura-reality do criador e produtores de The Walking Dead (…), experiencie arrepios e risadas enquanto PewDiePie encontra situações assustadoras inspiradas pelos seus jogos favoritos.”

Além de Scare PewDiePie, outros nove seriados foram anunciados, incluindo alguns produzidos pelo CollegeHumor e Rooster Teeth. A lista completa pode ser vista aqui.

Será muito interessante observar a trajetória do Youtube Red. Será que os fãs desses criadores estarão dispostos a pagar pelo conteúdo para que vejam novos produtos daqueles que admiram, ou a barreira de preço os desanimará? Além disso, será que testemunharemos progressivamente mais conteúdos originais do Youtube, quem sabe vendo eventualmente surgirem produções tais quais as que vemos no Netflix, ou ele se focará apenas em criações atreladas às celebridades do site?

Seja quais forem as respostas para isso, é um movimento bem importante e chamativo por parte do Youtube, um que, apesar de não descartar o modelo antigo, dialoga com a ideia de assinaturas que eliminam o padrão atual de publicidade na internet. Valerá a pena observar a recepção ao Youtube Red de perto.