Em comemoração aos 20 anos de System Shock, a Night Dive, um estúdio especializado em reviver jogos antigo e obscuros do PC, lançou em setembro deste ano o System Shock: Enhanced Edition. Trata-se de uma remasterização que aumenta a resolução para 1024×768, adiciona um modo nativo widescreen, de 854×480, melhora os controles e implementa um inventário e gerenciamento de itens mais intuitivo, além da possibilidade de serem remapeados.

Isso, no entanto, não parece ter sido o suficiente para o estúdio. Em uma entrevista ao site Fast Company, o CEO da Night Dive, Stephen Kick, afirmou que a empresa adquiriu os direitos da franquia e que agora estão trabalhando em um remake completo de System Shock. Robert Waters, responsável pelas artes conceituais da edição original, se juntou ao estúdio para criar esse relançamento. De acordo com Kick, “ver as diferenças entre as habilidades artísticas [de Kick] de antigamente comparadas com agora, e a habilidade dele em reinterpretar aquelas ideias, tem sido muito animador para nós.”

A outra coisa interessante a sair disso é que, com a aquisição dos direitos da série, o estúdio tem a possibilidade de criar continuações para System Shock, apesar desse não ser de imediato o plano do estúdio. Como afirma Larry Kuperman, chefe de desenvolvimento de negócios da Night Dive, “fazer um outro jogo dessa série pediria por recursos, tempo e comprometimento que não temos e esse não é realmente o cerne do nosso negócio”.

Seja como for, caso o interesse venha a surgir futuramente por parte da Night Dive, ou simplesmente de um outro estúdio, ao menos agora é mais fácil saber quem deve ser contactado para que negócios relacionados a um novo System Shock possam surgir.

  • El Luchador

    Será que as pessoas querem ver um NOVO System Shock?
    Não sei direito o que pensar.

    Acredito que, como em outros casos, as pessoas têm curiosidade de saber como seria, mas só uma pequena parte, de fato, compraria.

    • shinka_design

      Eu jogaria se o Ken Levine escrevesse… aposto que ele ia ter umas pirações foda sobre identidade e memória e tals… Mas é, uma continuação só de corredores cheios de monstros não valeria… a menos que mantivessem a burocracia absurda de SS2 (comprar PSI powers que são mais caros do que todo o resto das habilidades juntas, por exemplo).

  • luizpaulosantoscruz

    eu fechei o enhanced a uma semana atrás, eu gosto de certa forma o quão complicado é o HUD, entendo perfeitamente quem não gostaria, mas eu imaginava que seria algo como o personagem até se adaptando ao sistema neural novo implantado na minha cabeça, tipo quando o movimento dos personagens de jogos de terror não é tão rapido e tudo mais.

    mas acho que seria muito mais complicado, sem o suporte a mouse que o jogo agora tem.

  • Bruno

    Tommy… What’s the matter, lover?
    Don’t you like my new look?
    Buhahahaha