Commander Keen, obra de John Romero, Tom Hall e John Carmack, os criadores de Doom, fez 25 anos nesta segunda-feira (14). Para comemorar o aniversário do clássico de plataforma do PC, Romero mostrou, pela primeira vez, a recriação de Super Mario Bros. 3 para PC, feita pela equipe e apresentada à Nintendo em 1990.

A criação foi uma forma do time, então conhecido como IFD (Ideas From the Deep), pôr em prática uma engine para jogos de plataforma com rolagem suave de tela (uma novidade na época nos computadores), desenvolvida por Carmack. Ao mesmo tempo, o time tentou convencer a Nintendo a dar-lhes o direito de desenvolver e lançar o jogo no PC. Apesar de terem recriado Super Mario Bros 3. fielmente em apenas uma semana, a companhia japonesa negou a proposta, dizendo que o jogo era uma exclusividade de seus consoles. Veja o vídeo abaixo.

Veja também:
– Doom faz 21 anos e John Romero revela imagens inéditas de seu desenvolvimento
– Mini-doc mostra como Doom matou o Amiga (e o ressuscitou logo em seguida)
Mod de Doom adiciona pau de selfie e filtros de Instagram ao shooter clássico

A equipe, posteriormente renomeada para id Software, então decidiu implementar a tecnologia em uma propriedade intelectual própria, Commander Keen, que viria a ser publicada pela Apogee (empresa do co-fundador da id, Scott Miller) no formato de shareware, dividido em episódios, o que se tornou um modelo lucrativo na época, no mercado de jogos para PC. Commander Keen se tornou um grande sucesso, recebendo seis episódios entre 1990 e 1991.