Bound mistura mecânicas de plataforma, balé e arte moderna no PS4

A Plastic, estúdio polonês dedicado à demoscene e responsável pelos títulos experimentais Linger in Shadows e Datura, ambos para o PS3, anunciou seu primeiro projeto para PS4. Trata-se de Bound, um jogo experimental que parece misturar narrativa, desafios procedurais de plataforma em 3D, balé contemporâneo e quebra-cabeças. O projeto está sendo realizado em parceria com a Santa Monica Studios, da Sony,

O jogo é descrito por Michal “bonzaj” Staniszewski, fundador da Plastic, da seguinte forma, em seu post no PlayStation Blog: “Bound é um 3D platformer feito para pessoas que queiram se concentrar no lado narrativo dos jogos e experimentar uma história madura. Por outro lado, Bound também está sendo preparado para jogadores hardcore que buscam pelo desafio de um grande quebra-cabeça que só pode ser solucionado por uma comunidade de jogadores trabalhando coletivamente.”

Para criar seus visuais estilizados, a equipe da Plastic se baseou na arte moderna: suprematismo, concretismo e neoplasticismo serviram de referência para a estética de Bound, tal qual escola de design modernista Bauhaus.

Os movimentos da protagonista, elaborados pelo coreógrafo Michal Adam Góral, foram capturados de uma bailarina real, Maria Udod. Um pouco deste trabalho já pode ser visto no site oficial. A trilha parece serguir a pegada terá a pegada da obra de Oleg Heinali Shpudeiko, autor de músicas lindas como esta.

Assista ao primeiro trailer de Bound: