Como previsto, Hideo Kojima oficialmente deixou a Konami nesta terça-feira (15). Imediatamente à sua saída, ele anunciou que abrirá um novo estúdio independente, que carrega o mesmo nome de seu estúdio anterior, que por sua vez é seu próprio nome: Kojima Productions — que já ganhou até um logotipo, bem diferente do anterior (veja abaixo), e um site. E seu primeiro jogo é fruto de uma parceria com a Sony Computer Entertainment, e será exclusivo do PlayStation 4. Após o lançamento no console, ele chegará também ao PC.

O anúncio foi feito pela própria Sony, em um vídeo em que Andrew House, Presidente da SCEI diz: “A história do PlayStation é uma de inovações e grandes novas franquias. Hideo Kojima tem sido uma enorme parte desta história, e estamos portanto contentes que ele tenha escolhido trazer seu projeto novo à vida em parceria com a PlayStation. Estamos ansiosos em trabalhar com ele em um empolgante novo jogo e calorosamente dar a ele às boas-vindas à família PlayStation.”

No mesmo vídeo, Kojima afirma: “Eu vou assumir um novo desafio estabelecendo meu próprio estúdio independente, e eu estou muito feliz de ser capaz de embarcar nesta viagem com a PlayStation, que eu continuei a trabalhar em todos estes últimos anos. Estou ansioso para entregar, com a PlayStation, um jogo que vai se tornar uma franquia atraente”.

Kojima confirmou em seu perfil no Twitter que seu contrato com a Konami terminou nesta terça-feira (15), “Eu estou compromissado a me envolver em atividades criativas enquanto eu viver. Ansioso pelo que está por vir.”

kojima-productions

  • Vitor Calfa

    Logotipo feio dos infernos.

    • Roberto Q

      Pow… zoado demais para algum do naipe do Kojima

      Sou designer gráfico e quase chorei.. ahauhauh

      • Vitor Calfa

        High five. Designer gráfico aqui também.

    • Arthur Gonçalves

      Achei mt loco

      • Vitor Calfa

        Normalmente gosto não se discute, mas nesse caso eu vou argumentar porque ele é um logotipo ruim.

        1) Muitos detalhes. Um logotipo bom tem sempre o mínimo de informação possível. A função primária de uma marca / logotipo é identificar algo, o mais rápido e eficiente possível. Quanto mais detalhes, mais difícil a leitura.

        2) Redução. Uma marca deve funcionar em situações em que a aplicação força reduções, como tamanhos abaixo de 2 cm. Qualquer teste de redução comprovará que todos os detalhes desse elmo irão desaparecer ou ficar ilegíveis.

        3) Orientação do texto e posicionamento do logo. Acredito eu ser o problema crítico desta marca. Geralmente, é de boa estética caso você tenha um texto centralizado, posicionar o logo acima ou abaixo do texto, devidamente centralizado, ou, se o texto está alinhado a esquerda ou a direita, coloca-se o logo ao lado do texto segundo sua orientação. Exemplo: texto justificado a esquerda, o logo fica posicionado a sua esquerda.

        Nesse caso, temos não apenas um texto com dimensões deselegantes (a palavra “Productions” deveria estar com largura de base no mesmo tamanho da palavra “Kojima”, sendo a primeira menor ou a segunda com espaçamento entre caractere maior), como tempos também um logotipo posicionado a esquerda de um texto centralizado.

        Certamente a marca passa para pessoas comuns, mas para olhos mais treinados é praticamente uma ofensa ao bom design.

        Fui mais além e concebi um desenho da mesma marca, utilizando os mesmos elementos, numa disposição um pouco mais agradável. Já melhora um pouco, mas o ideal seria limpar este desenho do logo e deixar só a silhueta do elmo e o crânio.

        • Igor

          Se tivessem usado uma fonte “gótica”, eu diria que o logotipo é de um estúdio de tatuagem

  • Felipe de Albuquerque

    Bem bonito o logo.

  • PauloHDSousa

    Hidden o Kojima agora está livre.

  • Better Call Foggy

    Vim do futuro para dizer os próximos 2 jogos do Kojima:

    1 – Um stealth adventure com uma trama super complexa e meio sem sentido, tendo como bosses diversos humanos com habilidades quase paranormais chamdo de “STEEL ENGINE STURDY”
    2 – Um Survivor horror psicológico, que se passa em uma realidade em que vários mostros tomaram uma cidade do interior do E.U.A e seu nome é “MUTE MOUNTAINS”

  • Leandro Tavares

    Agora vamos ver se ele vai partir para algo na linha “Mighty No. 9” e “Bloddstained” ou se será um trabalho original.

    • Vitor Calfa

      Minha aposta é que ele ai fazer um jogo isométrico, o protagonista será um caçador de vampiros, a noite os inimigos ficarão mais fortes e você terá que deixar seu PS4 tomando sol de dia para carregar os poderes do seu personagem.

      Espero que alguém entenda a piada.

  • Bakunin

    O Kojima ta completamente quebrado. Olha a expressão dele, ele viu coisas demais na vida…

  • Manoel Ricardo

    eu gostei bastante do logo, me lembrou MSF. eu sou designer gráfico também, e não vejo problema de ter muito ou pouco detalhe. o logo é dele, ele faz como achar melhor, não é mesmo? beijos e sucesso pra ele e pra equipe toda ;D

  • Jonathan Menegalli

    A sony foi na porta da konami buscar o kojima.

  • Talvez a palavra independente esteja perdendo um pouco o sentido. Quanto existem uma parceria na hora de publicar os jogos, ainda mais com exclusividade, não sei se da pra considerar como um estúdio independente…

  • rodrigo

    espero que saia um Yu Gi OH do Kojima, compra certa

  • rodrigo