Há aproximadamente um mês o estúdio Night Dive, responsável por resgatar clássicos obscuros do PC e torná-los jogáveis novamente, anunciou que estava desenvolvendo o remake de System Shock. Na mesma ocasião, demonstrou interesse em desenvolver System Shock 3, mas afirmou que não tinha o tempo e os recursos necessários para um projeto deste porte. Qual não foi a nossa surpresa ao descobrir que há agora um site teaser de System Shock 3 no ar, com uma contagem regressiva que dá para o dia 13 de dezembro, próximo domingo? O teaser em si é meio tolo porque, apesar de esconder o nome do jogo na contagem regressiva, nesta outra URL, ele está em destaque.

A empresa responsável pelo site é a OtherSide Entertainment, estúdio co-fundado pelo veterano Paul Neurath, peça chave da extinta Looking Glass, responsável por System Shock. Seu único projeto até agora é Underworld Ascendant, novo jogo da série de RPG Ultima, a qual Neurath também teve uma papel muito importante como designer, no passado.

O que não ficou claro é se a Night Dive, atual detentora dos direitos de System Shock, possui alguma relação com a OtherSide Entertainment e o desenvolvimento do suposto terceiro jogo da série. Talvez o anúncio se refira a uma campanha de financiamento coletivo para System Shock 3? De qualquer forma, a contagem regressiva termina no próximo domingo, quando saberemos o que de fato está acontecendo e por que estão brincando com nossos sentimentos.

O que importa é que, aparentemente, uma das séries mais subestimadas do PC, que abriu caminho para jogos como BioShock, Deus Ex e Dishonored, está ressurgindo, e tendo System Shock 2 como um dos meus jogos favoritos, estou bem ansioso para saber o que virá por aí.

Vale lembrar que System Shock 2 ficou em 22ª posição em nossa lista dos 100 melhores jogos da década de 90.

Veja imagens comparativas entre System Shock original e o remake em desenvolvimento pela Night Dive:

System ShockSystem ShockSystem ShockSystem ShockSystem ShockSystem ShockSystem ShockSystem ShockSystem ShockSystem ShockSystem ShockSystem Shock