Sylvio 2, continuação de um dos jogos mais assustadores de 2015, ganha campanha no Kickstarter

Uma continuação para Sylvio, um dos melhores e mais subestimados jogos de terror de 2015, recebeu uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter. Seu criador, o sueco Niklas Swanberg, busca arrecadar 130 mil coroas suecas (em torno de US$ 15 mil) para financiar o jogo para Windows e Mac. Contribuindo com US$ 10 você garante a versão digital do jogo, previsto para maio de 2017.

Sylvio 2 traz novamente a protagonista Juliette Waters em uma investigação no macabro parque abandonado de Saginaw, no qual inúmeras famílias morreram em um acidente. Enquanto no primeiro jogo a personagem usa um microfone de alta sensibilidade e equipamento profissional de áudio para se comunicar com os mortos e remontar suas histórias, na continuação, ela utiliza também uma câmera especial, capaz de gravar imagens em 360° e uma TV portátil para analisá-las, em busca de imagens de espíritos. Agora, imagine fazer isso em cenários como estes:

Sylvio foi um dos jogos mais assustadores que joguei, sem que, para isso, ele precisasse de imagens grotescas ou sustos gratuitos. O gelo constante na espinha vem de sua atmosfera inebriante, das vozes distorcidas dos fantasmas, da sensação de estar sendo observado ou do fato que você pode estar sendo lentamente perseguido por uma bizarra bolha preta disforme.

A introdução de um sistema que estende as mecânicas de análise de som para imagens em vídeo (e com todas aqueles ruídos de VHS) torna a continuação instantaneamente interessante. E, considerando que o tema agora parece ser “imagem”, em vez de “áudio” (ainda que ele permaneça um forte elemento e continue aterrorizante), ao menos Sylvio 2 mostra um grande salto de qualidade visual em relação ao primeiro, que não era exatamente bonito — ainda que eu ache que seu visual acabe contribuindo com seu clima bizarro.

O protótipo de Sylvio 2 pode ser baixado gratuitamente, no qual você pode ver por conta própria como será implementado a ideia de caçar fantasmas usando equipamentos de vídeo. Como a demonstração abaixo já mostra, é absolutamente assustadora. Veja a partir de 1:40 e bons sonhos:

Se você gosta de jogos do gênero, é bom ficar de olho em Sylvio 2 — e jogar o primeiro, se você ainda não o fez.

  • André Luz

    caraca, fiquei tenso só de ver esse segundo video, achei super interessante e sinistro. Se eu jogar vou ter um medo absurdo de usar essa câmera.

  • Guilherme Gondin

    Esse é o mesmo jogo que perdeu a categoria criada para ele?

    • PauloHDSousa

      Olha assim é o jogo que ganhou o prêmio “Perder na categoria que foi criado pra ele”.

      • Silvio Luiz de Carvalho Filho

        Obrigado, obrigado.

        Tudo é questão de ponto de vista.

        • Guilherme Gondin

          Sem ofensas cara XD

  • José Neto

    Obrigado Rique. Me poupou de jogar isso. To pronto pra sentir tanto medo não.