No mais recente episódio do podcast Penn’s Sunday School, o ilusionista Penn Jillette soltou a informação de que um novo Desert Bus está em desenvolvimento, desta vez voltado à realidade virtual, sendo provavelmente para o Oculus Rift e para o PlayStation VR.

O Desert Bus é parte de um pacote maior que nunca foi lançado, chamado Penn & Teller’s Smoke and Mirrors, composto de diversos minigames cujo design era feito para que você risse da cara de amigos ao fazer com que eles jogassem. Um dos eventos mais conhecidos é um que ocorre no minigame que também carrega o nome de “Smoke and Mirrors”, que possui a opção “modo impossível”. Ao acessar essa modalidade, em poucos passos Penn e Teller encontram Lou Reed, que imediatamente mata a dupla com um raio que sai de sua cabeça. Após explodir os corpos de ambos os ilusionistas, o música fala “essa é a fase impossível, rapazes. Impossível não quer dizer ‘muito difícil’. Muito difícil é ganhar um prêmio Nobel. Impossível é comer o sol.”

Apesar do lançamento oficial nunca ter ocorrido, o jogo acabou sendo acessível anos depois através de versões bootleg, sendo que Desert Bus se tornou rapidamente o mais infame dos minigames graças ao Desert Bus For Hope. Este é um evento de caridade em que seus participantes jogam horas e horas seguidas de Desert Bus, que consiste apenas de dirigir um ônibus através de uma estrada no deserto entre Tuscon, Arizona e Las Vegas, Nevada.

Durante todo o trajeto basicamente nada acontece, porém você deve ajustar a trajetória do veículo constantemente para que ele não saia do asfalto. Assim, não adianta só deixar um botão pressionado e fazer com que ele rode sozinho. Ah, e o tempo de um ponto ao outro é de oito horas e o título não pode ser pausado.

Em sua edição mais recente, o Desert Bus For Hope conseguiu angariar mais de US$ 600 mil dólares para a caridade, sendo que seus participantes dirigiram o ônibus por um total de 159 horas. O sucesso desses eventos parece ter sido o que motivou a criação de um novo Desert Bus. De acordo com Jillette, que está trabalhando no projeto ao lado do CEO da Gearbox, Randy Pitchford, a nova versão para VR é feita pensando em eventos de caridade que queiram usá-lo para ganharem dinheiro a ser doado.

O novo Desert Bus não parece ainda ter um nome fixo. “Ele [Pitchford] está o chamando de Desert Bus 2.0,” afirmou Jillette em seu podcast. Ele complementa, “eu estou o chamando de Desert Bus 1.0003. É um jogo de época, como o Desert Bus original, só que em alta fidelidade. Nós estamos fazendo alguns outros jogos, será um pacote de coisas. Estamos conversando com um monte de pessoas.”

Mais informações sobre Desert Bus 2.0/Deser Bus 1.0003 ainda não foram liberadas, mas é certamente animador ver Penn Jillette novamente envolvido de alguma forma com videogames.

  • Diego Moreira

    Vale a pena ver o episódio que o Angry Video Game Nerd faz de Desert Bus.

  • El Luchador

    Torcendo para que o VR não custe USD 600 também.
    : (

    • El Luchador

      NÃO QUE EU QUEIRA ~JOGAR~ ISSO.

  • Ramon Fernandes

    o música fala “essa é a fase …

    maldito corretor automobilístico.