Firewatch foi lançado nesta terça-feira (9) e eu, assim como outras pessoas na internet, já encontraram no jogo de estreia da Campo Santo algo instigante, que possivelmente o coloca no mesmo universo que Gone Home.

Em uma das caixas de suprimentos espalhadas pelo cenários naturais do jogo, encontramos uma cópia do livro fictício The Accidental Savior, escrito por Terrence L. Greenbriar. Se isso lhe soa familiar, você certamente jogou Gone Home.

Terrence L. Greenbriar é o pai de Sam e Kaitlin e marido de Janice, o núcleo familiar de Gone Home. Ele é também o autor de The Accidental Savior, sobre um viajante do tempo que volta para 1963 e tenta impedir o assassinato de John. F. Kennedy.

Firewatch se passa em uma reserva florestal no estado de Wyoming, em 1989, enquanto Gone Home, em Oregon, em 1995 — ambos localizados no noroeste dos EUA. Considerando que em Gone Home você vasculha a casa da família, olhando para documentos, revistas, objetos e cartas antigas, seria totalmente plausível uma ligação, mesmo que remota, entre eventos de ambos os jogos.

À esquerda, o possível local de trabalho de Janice, de Gone Home, e à direita, do protagonsita de Firewatch

À esquerda, o possível local de trabalho de Janice, de Gone Home, e à direita, do protagonsita de Firewatch

O serviço florestal e o tema familiar são outras possíveis ligações entre os títulos. Em Firewatch, somos Henry, um homem em seus 40 e poucos anos que encontra no serviço florestal uma espécie de fuga de uma delicada situação familiar. Em Gone Home, Janice, a mãe da protagonista, aceita um trabalho no Serviço Florestal do Condado de Takelma, em Oregon, como uma forma de se afastar do marido Terrence, cuja obsessão pela escrita leva seu casamento à ruína.

Embora não haja nenhuma confirmação de que os jogos compartilhem de certos eventos ou personagens, a inclusão de um novo item em Gone Home, divulgado por Steve Gaynor, um dos criadores de Gone Home, reforça a teoria de que ambos os jogos, no mínimo, estão inseridos no mesmo universo.

Vale dizer também: Gone Home, lançado originalmente para PC em 2013, foi recentemente disponibilizado também no PlayStation 4 e Xbox One.