Você se lembra de Secret of Mana, lançado em 1993 para Super Nintendo? Aquele action RPG encantador, com gráficos e animações charmosas e suporte para dois jogadores simultâneos? Pois bem, a série, que esteve dormente nos últimos anos, está para receber um novo jogo nesta semana, no dia 4 de fevereiro, mas há boas razões para que você não esteja muito ansioso por ele — ou talvez, sequer saiba de sua existência.

Chama-se Adventures of Mana e é, na verdade, o remake do primeiro jogo da série, conhecido como Final Fantasy Adventures, lançado em 1991 para Game Boy, e que, por sua vez, já havia ganhando um bom remake no Game Boy Advance em 2003, o Sword of Mana.

O novo jogo, porém, será lançado apenas para iOS e Android — já estou sentindo você franzindo a testa. Embora exista uma versão para PS Vita, ela será lançada apenas no Japão.

Mas digamos que somos capazes de manter a mente aberta e, ei, há jogos maravilhosos para smartphones. Quão ruim poderia ser este novo Secret of Mana?

O trailer é lindo, ao menos até entrarem as broxantes cenas de gameplay. Talvez seja o visual em 3D de baixo orçamento, pouquíssimo inspirado, com suas texturas borradas, talvez sejam os controles baseados em toque, que certamente não são muito adequados para um action RPG. O que fica claro, ao menos para mim, que tinha um certo apreço pela série no passado, é que ela merecia um tratamento melhor. E, tratando-se de um jogo mobile da Square Enix, espere um preço elevado para os padrões do Google Play e App Store.

O site oficial traz ainda alguns vídeos detalhando as mecânicas do jogo, mas que só me deixaram com um desgosto ainda maior pelo visual apático do novo título. Veja:

Se você também torceu o nariz para esse novo título, vale dizer que o Secret of Mana original também está disponível no iOS e no Android, se você não se importar muito com os comandos de toque. E se por acaso o visual de Adventures of Mana não te incomodou muito, saiba que o primeiro remake do mesmo título era assim:

sword-of-mana

 

 

 

  • Leandro Tavares

    Acho que o maior problema nem é a arte genérica, mas a insistência em usar celulares e telas de toque para os jogos de RPG. Não é a plataforma para isso.

    OBS: De onde tiraram esse chocobo e o um Red Mage? Esse mix de séries é desnecessário.

    • Rodolfo da Silva Carvalho

      Esse primeiro Secret of Mana é um spin off de Final Fantasy. Nas sequências a série se afastou de Final Fantasy.

  • Insidia Rock

    Sim, o primeiro remake ficou lindo. E não tinha porquê fazer um re remake hauhauha Deviam lançar algo novo na franquia ao estilo dos jogos do snes. Seiken Densetsu 2 e 3 fazem parte da minha lista de jogos favoritos da vida.

  • Manoel Ricardo

    eu achei bonitinho, parece um jogo de DS em HD. pena que meu celular é um lixo e não roda rs

  • Guilherme Gondin

    Eu não me incomodei muito, mas claramente podia estar melhor.

  • PauloHDSousa

    Parece um bom RPG para o Android…

  • Fabio Melo

    Seiken Densetsu 3 ( secret of mana 2) esse sim é o melhor de todos os manas em tudo.