System Shock é um dos jogos mais importantes da década de 90. Foi ali que surgiu uma das escolas de game design mais relevantes da atualidade: a de jogos em primeira pessoa com foco em narrativa e com camadas de RPG. Seu merecido remake está sendo desenvolvido pela Night Dive Studios, mesma companhia responsável por trazer a versão original para o Steam e o GOG, além de outros jogos antigos de PC.

O que vemos neste primeiro vídeo de gameplay é um jogo extremamente fiel ao título original, com uma interface mais acessível e um belo visual, que captura a atmosfera do jogo de 1994 ao mesmo tempo que reimagina seus cenários para a tecnologia gráfica atual.

A experiência continua sendo assustadora: você é um hacker solitário em uma estação espacial controlada pela inteligência artificial Shodan. Em entrevista ao Polygon, Larry Kuperman, diretor de negócios da Night Dive, afirma que a versão remasterizada de System Shock carrega influências de Dead Space, que, ironicamente, foi diretamente inspirado em System Shock e sua igualmente excelente continuação.

Ainda em fase pre-alpha, o remake de System Shock tem um longo caminho pela frente para chegar ao PC e ao Xbox One (o único console confirmado a receber o título até o momento, graças ao apoio da Microsoft à Night Dive). A previsão de lançamento é 2017.

Além do remake de System Shock, a Night Dive trabalha também no terceiro jogo da série, ao lado de pessoas responsáveis pelos dois títulos originais, incluindo o game designer Warren Spector.

Veja também:
Perguntei a 16 desenvolvedores de jogos quais são seus livros favoritos

  • Mysterion

    Parece muito bom

  • Rafael Rigon Maier

    O combate parece “méh”* mas o cenário, e a interação com ele, parece muito bom. Grandes expectativas aqui.