Você pode até não ter jogador Final Fantasy X, mas é provável que ainda assim já tenha ouvido a infame risada de Tidus. Se você precisa refrescar a memória, aqui está ela em sua cena original:

Alvo de ótimos memes, a risada já foi (e possivelmente é) motivo para longas discussões em torno do que ocorreu para que ela saísse de maneira tão esquisita e artificial. Tantos anos depois de seu lançamento, temos agora a peça que deverá encerrar de vez com essa conversa.

James Arnold Taylor, o ator que deu voz a Tidus na versão Ocidental do jogo, tem um canal do Youtube e nesta quarta-feira (23), postou um vídeo no qual fala especificamente sobre o gargalhar do protagonista de Final Fantasy X. O motivo pelo qual a risada saiu estranha e desconfortável? Porque essa era a intenção.

“Qual é a da risada, James? Por que a risada é esquisita e mal atuada?”, cita ele. “Aqui está, de uma vez por todas, James Arnold Tayler te contando sobre a risada do Tidus: era para ser uma risada boba e desconfortável”. O ator continua, dando detalhes sobre o processo de gravação (e como nunca nem viu os outros atores Ocidentais) e reafirmando que a gargalhada foi absolutamente proposital. A própria versão japonesa também traria esse elemento.

E aí está a resolução do mistério. Como comemoração, acho que todos deveriam, não importa onde estejam, gargalhar tal qual Tidus o faz. Apenas pela diversão.