Esta segunda-feira (7) não amanheceu bem para estúdios de desenvolvimento na Europa.

Através de uma entrada em seus blogs oficiais, Hanno Lemke, gerente geral dos estúdios Microsoft na Europa, anunciou que Fable Legends – título que colocava quatro heróis do universo de Fable contra um mestre que deveria preparar armadilhas e jogar inimigos na direção deles – foi cancelado. Além disso, houve início de dicussões para que a Lionhead Studios, estúdio responsável pelos outros jogos da franquia e por outros clássicos como Black & White, seja fechada.

Não apenas isso, a Press Play Studios, da Dinamarca, criadora de Max: The Curse of the Brotherhood, também terá suas luzes desligadas e seu atual projeto, de nome Project Knoxville, cancelado.

“Essas foram decisões difíceis e não foram tomadas levianamente, assim como não são reflexos dessas equipes de desenvolvimento – nós temos muita sorte de ter o talento, criatividade e comprometimento das pessoas nesses estúdios.” disse Lemke no blog. Mais à frente, ele complementa “eu falo por toda Xbox quando digo que, apesar dessas notícias, nós continuamos comprometidos com o as comunidades de desenvolvimento no Reino Unido e Europa, e a Xbox continuará a apoiar novas propriedades intelectuais e originalidade nos jogos que oferecemos em nossas plataformas, sejam eles blockbusters AAA como Quantum Break, da Remedy, propriedades intelectuais que se aventuram no novo como Sea of Thieves da Rare, ou criações únicas de desenvolvedores independentes como Moon Studios com Ori.”

Leia mais sobre Xbox One:
– Phil Spencer sugere que Xbox One poderá receber upgrades de hardware
– Patch de Xbox One liberará compra de jogos do Xbox 360 diretamente