Aparentemente não é apenas a Microsoft que está interessada em revisões periódicas de seu console. Patrick Klepek, do Kotaku US, relata ter ouvido de fontes que a Sony está trabalhando em uma revisão do hardware do PlayStation 4, provisoriamente sendo chamado de PS4.5, com planos de lançar um aparelho que tenha mais poderio gráfico do que o console atual e a capacidade de rodar jogos a 4K. Isso abriria portas para que jogos que façam uso do PlayStation VR tenham mais poder de processamento, também.

Além de ter confirmado com fontes próprias, outros dois jornalistas do Kotaku US – Jason Schreier e Stephen Totilo – “puderam independentemente verificar a existência desses planos para o hardware com suas próprias fontes no cenário de desenvolvimento”. Junto disso, coincidentemente, Keiza MacDonald, editora-chefe do Kotaku UK, ouviu desenvolvedores falaram sobre o PS4.5 em uma fila na GDC 2016. Eles teriam mencionado justamente o aumento do poder de processamento do console, a capacidade de fazer jogos rodarem em 4K (resolução aproximadamente quatro vezes maior do que a de 1080p, cujo PlayStation 4 consegue soltar apenas para fotos e vídeos) e da relação disso com o PlayStation VR.

Não há informações sobre como essa atualização se daria – se seria possível fazermos um upgrade aos consoles atuais ou se seria preciso comprar um inteiramente novo. Aparentemente a ideia ainda está um pouco longe de chegar à fruição, já que a Sony teria apenas começado a informar os desenvolvedores. Um deles disse ao Kotaku que acredita que o PS4.5 está em uma fase “exploratória”, sem acreditar que o lançamento do novo aparelho pudesse ocorrer neste ano.

Tal qual quando Phil Spencer falou casualmente sobre a atualização de hardware do Xbox One, diversas dúvidas vem à mente. Nós passaremos a ver diferença nos jogos sendo lançados, com alguns quem sabe rodando apenas nas edições mais potentes do hardware? Através de títulos lançados no ano passado, como Fallout 4 e The Witcher 3: Wild Hunt, vimos indícios de que nesta geração os consoles estão ficando mais rapidamente defasados do que anteriormente, com o PC ultrapassando-os velozmente e, tirando exceções como Batman: Arkham Knight, tendo as melhores versões dos jogos.

Historicamente, jogos que necessitam de uma atualização de hardware em consoles ou portáteis para serem rodados não atraem muito a atenção. Vimos isso com vários aparelhos adicionais como o SEGA CD, além de relançamentos como o DSi e o New 3DS que, enquanto tinham um capacidade melhor do que seus predecessores, receberam uma quantidade mínima de títulos que rodavam exclusivamente neles. De forma geral, estúdios buscam desenvolver coisas que possam ser acessadas pela maior parte das pessoas. Ao criar algo que apenas uma parcela específica dos donos daquele hardware têm acesso, sua parcela de mercado cai subitamente. É o motivo pelo qual não vimos tantos jogos exclusivos ao PS Move, Wii Motion Plus ou ao Kinect, por exemplo.

Ao mesmo tempo, nós agora temos indícios de que tanto a Sony quanto a Microsoft estão se movimentando na mesma direção e que, com isso, o paradigma de “gerações de consoles” está para mudar. Quem sabe com isso haja planos específicos para que o impacto dessa alteração seja menos sentido pelo consumidor – como um serviço de atualização em que você envia seu console antigo e recebe o novo, atualizado, por uma quantidade reduzida de dinheiro -, de forma que essa ideia de revisões constantes, como a vista no mundo dos celulares, possa funcionar também no universo dos videogames.

 

  • Vou reclamar muito no Twitter se a Sony atualizar o hardware do PS4, sendo que não faz nem 1 ano que o comprei.

  • Bruno

    O mundo seguiu em frente, tá na hora dos consoles também fazerem isso. O que mais está travando o progresso é provavelmente a mente dos consolistas que querem ficar 7 anos com seu console.
    Nem fogão dura mais isso!
    A microsoft e sony lançando essa nova política ao mesmo tempo é a única forma de se forçar o progresso. Pessoas param de comprar iphones em agosto porque sabem que setembro vai ter outro mais rápido e mais novo, ou ficam 2, 3 anos com um sem achar necessário um upgrade.
    A ambas devem lançar essa proposta juntas ou isso nunca vai dar certo.

    PS: Eu realmente espero um PS4 melhor para jogar Bloodborne a 60fps e sem queda de frame rate

    • Roberto

      Se eu comprar um console sabendo que no futuro terei que fazer upgrades de hardware nele ou então ter que comprar uma versão melhorada, perde-se o sentido investir em um console, melhor partir logo pro PC! Console é equipamento de massas, onde não precisa se preocupar com upgrades de hardware! Por isso milhões de pessoas compram… Essa ideia aí e tiro no pé…

      • Caio César Mendonca Souza

        Duvido que a sony vai deixar sua base de 40m unidades de lado. A diferença sera apenas que um the last of us 2 vai rodar em 900p 30 fps na versão atual e o novo console vai rodar com mais frames,filtros e resoluções. Talves isso atraia o pessoal que esta no pc

        • Bruno

          A sony não vai deixar a sua base de 40 milhões porque vai ser tudo retro compatível, a arquitetura será a mesma, só uma versão melhorada de CPU e GPU. Não precisa atrair novos consumidores, os novos compradores são o publico alvo e migrantes do PC

          • Caio César Mendonca Souza

            foi o que eu disse. =]

          • Bruno

            Desculpe o mau entendido da opinião.

      • Bruno

        Então, não vai, porque tem muita gente que vai preferir um console a um pc pela simplicidade, e por não ter opção. Não é porque você vai preferir um PC. A maioria dos outros consolistas só vão comprar o mais atual quando achar que os gráficos tão ruins ou der problema no atual, ou vai ter lá o PS4 mais barato para quem não tem grana para comprar o mais potente.

  • PS4 slim

  • Anderson Cardoso

    Sony ‘aprendendo’ com a apple, próximo será Plastation 4S

    [ ]s

  • PauloHDSousa

    Meu New 3DS tem queda de frame rate com pokémon X/Y e 3D ligado 🙂