Lançado originalmente no ano 2000 para o PlayStation, Final Fantasy IX está agora disponível no Steam. O jogo foi a despedida da série no console, uma vez que Final Fantasy X apareceria anos depois no PlayStation 2. Ele também marca um retorno a um mundo de fantasia mais explícito, deixando de lado a sobriedade vista em Final Fantasy VIII e abordando novamente o tema de cristais que havia sido abandonado por seus dois antecessores.

A versão do PC traz as mesmas coisas que os recentes relançamentos da Square apresentaram. O título terá conquistas do Steam, cartas e um sistema de cheats embutido. Assim, é possível desligar o encontro com inimigos, ir para o level máximo com todos os personagens automaticamente, chegar ao nível master com todas as armas sem utilizá-las etc.

Além disso, o jogo traz suporte a saves na nuvem, que podem ser compartilhados com as versões de Final Fantasy IX para iOS e Android.

O preço normal do RPG é de R$ 39,49, porém, até o dia 20 de abril ele está com 20% de desconto, saindo por R$ 31,59.

Leia mais sobre Final Fantasy:
– Ator de Tidus fala sobre a infame risada de Final Fantasy X
– Crunchyroll terá anime de Final Fantasy XV com legendas em português

  • Guilherme Gondin

    Achei bem caro, não acho que valha a pena.

    • Diego

      Já eu afirmo que vale cada centavo
      Pra mim o melhor jogo da franquia.

      • Guilherme Gondin

        Bem, pode até ser um ótimo game, mas continuo achando caro esse preço para um jogo de PS1 que nem sequer foi melhorado sendo que com o mesmo valor na Steam tem muitos outros jogos mais modernos que se pode comprar.

        • Como não foi melhorada?

          > A versão do PC traz as mesmas coisas que os recentes relançamentos da Square apresentaram. O título terá conquistas do Steam, cartas e um sistema de cheats embutido. Assim, é possível desligar o encontro com inimigos, ir para o level máximo com todos os personagens automaticamente, chegar ao nível master com todas as armas sem utilizá-las etc.

          • Guilherme Gondin

            Digo graficamente ou mecanicamente (ok, teoricamente essas adições também são mecânicas, mas elas não influenciam diretamente no jogo.)

          • Eu e acredito que a maioria não quer nada que influencie o jogo a menos que seja absolutamente opcional. Quanto a gráficos, aumentou-se a resolução. E o fato de usar a combinação de cenários pré-renderizados com personagens SD faz com que o título tenha envelhecido melhor que a média. Só o próprio uso do SD em vez de personagens em proporção real já o faz melhor que um FF VIII.

          • Os cenários foram passados pra HD? Porque joguei recentemente no PS1 e não me lembrava de como tinham a resolução baixa. A mesma coisa não acontece com jogos de pc mais antigos.

          • Heitor De Paola

            Pelo que parece, não, apenas os personagens ficaram em HD.

          • Guilherme Gondin

            Então deixa eu ver se entendi, o fato de o jogo ter envelhecido bem justifica a Square Enix de vender um gamer velho pelo preço de um novo?

          • Eu acho que voce sabe que o preço de um jogo AAA não é nem 30 e nem 40 reais. E acho que você sabe também que o título foi um AAA+ pra época, digamos assim.

          • Guilherme Gondin

            E eu acho que você sabe que nem todo lançamento é AAA e eu claramente não estava me referindo aos mesmos.

          • Ora, a comparação justa é com títulos AAA porque ele um título dessa categoria na época de seu lançamento. E mesmo o preço full está abaixo de jogos de médio porte do naipe de um Pillars of Eternity, por exemplo.

          • Guilherme Gondin

            Está em um valor correspondente a lançamentos de indies grandes como Superhot e The Witness.
            E por isso aí eu posso dizer também que Pong era um AAA na época, você pagaria esse preço por Pong?

    • Eu acho muito caro também. A Square sempre é careira em toda e qualquer plataforma. Não duvido que o jogo seja ótimo (esse eu não joguei na época), mas pra mim um jogo tão antigo assim não tem motivo pra ser caro. Já ganhou o que tinha que ganhar na época, o que vier agora é lucro. Qualquer um emula isso hoje em dia… eu vou comprar só em promoção quando tiver bem barato tipo uns 80% off (o que nunca acontece com a Square, mesmo no Steam).

      Apesar de eu falar isso, eu já comprei Chrono Trigger, Final fantasy I, II no iOS e não me arrependo… apesar de caro. Mas se fosse barato provavelmente teria era todos…

  • Teletubbie Sexual

    Melhor FF

  • El Luchador

    Um dos meus favoritos, sem dúvida.

    E muito, mas MUITO melhor que o FF VIII.