Cada vez mais informações sobre o suposto PS4.5 aparecem na mídia, dando ainda mais indícios de que um update do console da Sony está, de fato, em andamento. As novidades que chegam agora foram descobertas pelo Giant Bomb, que aponta que o console tem codinome NEO, custará US$ 399 e jogos que suportam as melhorias do novo hardware já devem aparecer em outubro deste ano. A fabricante ainda não comentou o assunto.

Com avanços interessantes no hardware, NEO contará com uma placa de vídeo melhorada, maior banda de memória e velocidade do clock do processador superior ao original:

PS4 Original NEO
CPU 8 Jaguar Cores a 1.6 GHz 8 Jaguar Cores a 2.1 GHz
GPU AMD GCN, 18 CUs at 800 MHz AMD GCN, 36 CUs at 911 MHz
Memória 8 GB GDDR5, 176 GB/s 8 GB GDDR5, 218 GB/s

Vale notar que os arquivos obtidos pelo site indicam que os jogos, a partir de outubro, deverão ter duas opções: a básica, que rodará no PS4 atual, e uma específica para o NEO, aproveitando assim as melhorias do console – que irão variar entre mais estabilidade no framerate dos jogos, maior fidelidade gráfica e suporte à tecnologia 4k (esta última novidade a Sony está deixando em aberto para os desenvolvedores que podem ou não fazer seus jogos em 4k).

Uma coisa interessante de acordo com os documentos, é quantas vezes a Sony reforça que não pretende dividir a sua base de consoles instalados. Os dois videogames irão compartilhar da mesma PSN, jogos multiplayer irão se conectar a ambas as plataformas e nenhum desenvolvedor deve criar itens específicos aos donos do NEO. A ideia é simples: quem tiver o novo videogame receberá uma versão técnica melhorada dos jogos, mas não terá benefícios que afetem gameplay de forma alguma.

Mais sobre o NEO:
Rumor: Sony está trabalhando em uma versão melhorada do PlayStation 4

Além disso, é frisado que os periféricos antigos devem rodar normalmente na atualização do hardware. Porém, nada é dito sobre PlayStation VR. De qualquer maneira, é fácil especular que com a melhoria técnica do NEO, as experiências em realidade virtual nele devem ser melhores.

Jogos que foram lançados antes do NEO podem receber patches que se aproveitem da atualização do sistema, mas a Sony também deixa isso a cargo dos desenvolvedores.

Toda essa história é realmente interessante, ainda mais quando NEO aparece a um preço equiparável ao lançamento do PS4 original, abrindo assim uma possibilidade de queda de preço. Isso sem falar que a notícia se alinha ao que a própria Microsoft já estava falando sobre a possibilidade de atualizar o hardware de seu Xbox One. Resta saber se o caso é específico ou é uma tendência: consoles receberão updates de hardware com frequência? O público gosta dessa ideia? Deixe sua opinião abaixo!

  • Power Otaku-Kun

    Não me parece um upgrade tão grande assim. Vou continuar com o meu PS4 original até ele estragar (tomare que dure uns 3 anos ainda). Depois ai sim pego um desses.

    • jorg

      isso vai ter um impacto significativo nos games competitivos se o bloqueio de fps não for ativado por padrão, por exemplo se um game de corrida ou tiro rodar a 30fps por limitação grafica e não trava de fps logicamente quem tiver a nova versão do console tera um desempenho competitivo superior, uma vantagem o tempo real.
      Seria como competir CS GO em um pc de 500 reais contra players com monstros de 10k.

    • Senna

      Tenho que ver com meus próprios olhos o que vai mudar, se pá vendo o meu antigo e troco, mas se não for muita coisa diferente eu vou ficar com o meu mesmo, nem TV 4K eu tenho ainda… Essa é uma bomba bem menor do que o PS3 de lançamento era.

    • DDR31600Mhz

      Na verdade foi um upgrade grande sim, se o que ta na noticia se confirmar eles na teoria dobraram o poder de processamento da GPU.

      • Power Otaku-Kun

        Se o pessoal está esperando 60fps com esse Hardware ou rodar o jogo a 4K, pode sentar. No máximo que tá ali vai rodar o jogo com 30fps estáveis e só.

        • Terra Nova

          Se tive 4k no jogos sera escalonado…

          O 4K de verdade acontecera na parte multimídia (Netflix, Hulu…) antes processada via software, agora será nativo.

        • DDR31600Mhz

          4k Upscaling da pra fazer de boa com esse hardware, também da pra jogar a 60 FPS em 1080p tranquilamente, o poder de processamento ficou parecido com a 7970, um pouco mais potente pensando que a 7970 tem 32 CU`s e essa tem 36.

          Lógico que não vai se os 60 FPS do PC com tudo no ultra + filtros, mais da pra jogar sim.

          • Caio César Mendonca Souza

            7970 tem mais largura de banda, um pouco mais de clock. Não sei se essa gpu vai ser desse mesmo nível hein. Mas acho que va chegar perto.

        • Bruno Bottecchia

          nao achei um upgrade tao significativo, pq eu mesmo fiz upgrade em meu pc uma vez há anos, saindo de um dual core e entrando em um phenom x4 e aumentando 4gb de memoria, deu uma agilizada nos jogos, mas nao me permitiu subir os graficos ou resoluçao sem cair os frames…. talvez no console seja diferente, talvez tenha um desempenho melhor.. eu comprei ps4 agora em 2016, está pra chegar ainda… espero que ainda valha a pena

  • Bruno Ornelas Guerra

    PELO 60 FPS!! PELO 4K!!! EU VOTO SIM!!

  • Roberto Nogueira

    Acho ótimo que agora que eu já gastei quase 3 mil reais pra ter um PS4 eles lancem uma versão melhorada quase pelo mesmo preço 😀

    • league

      é a sacanagem agindo

    • Senna

      Porra, eu pague 1.4k no meu…

    • Fabiano Castro

      3000? Cara, vc fez um péssimo negócio

  • Wadson Frederick Marques

    Não é pra mim, custei pagar meu ps4. Imagina ter que comprar outro ps4 e uma tv 4K e morpheus(melhor nome).

  • Henrique Ribeiro

    Mais ou menos o que acontece com dispositivos móveis (celular e tablets) atualmente. Se você tiver um iPhone 6S Plus Ultra power, você vai ter loadings mais rápidos e gráficos (filtros) aprimorados. Senão, você poderá ainda jogar porém com limitações.

    Acontece também com o 3DS e o New 3DS. Exemplo o Monster Hunter 4, que no New 3DS ele possui loadings mais rápidos e gráfico ligeiramente melhor.

    Na minha opinião … ok!

  • Alex Amaro

    Mas esse upgrade é de fato bom? Não vi grande diferença o.o

  • Fly

    Acho que a E3 desse ano será assim: Sony anunciando um novo PS4(Play 4 na minha cidade), quem já tem o console não irá gostar, Já a Microsoft vai desmentir o boato do Xone “atualizavel” e falar que não precisa de outro hardware para uma melhor experiência e se achará a empresa “vencedora”. Eu não tenho nenhum dos 2 consoles, mas se eu fosse dono de um Play 4 ficaria muito puto e iria “xingar muito no twitter” pela questão de ter um console relativamente novo e já ficar desatualizado, por outro lado como eu não tenho o console terei a vantagem de escolher e pegar a versão mais nova ou a antiga desvalorizada. Espero ouvir a opinião de vocês no próximo Motherchip.

  • Terra Nova

    A Sony esta fazendo o que a Nintendo não teve coragem de fazer como o Wii… que demorou de lança uma versão HD e quando viu já tinha perdido o time.

    O PS4 precisa entra na geração 4K

  • Antonio Bento

    Mas tipo, isso não é a mesma coisa que a sony sempre fez com seus slims da vida?
    alguém que entende melhor do assunto pode me explicar?

  • Vinicius Siviero

    Do meu, só paguei seis parcelas… ainda faltam mais seis.