A Sega liberou o suporte ao Steam Workshop para Genesis & Mega Drive Classics, que reúne dezenas de jogos do console 16-bit, vendidos separadamente. Assim, os usuários podem publicar e baixar modificações e hacks de aproximadamente 50 jogos do Mega Drive.

“A funcionalidade Steam Workshop é uma plataforma para compartilhar a riqueza de ROMs customizadas de Mega Drive que estão aí e apoiar a comunidade altamente talentosa e engajada de modders por trás dela”, disse o gerente de comunidade da Sega em seu blog. “Agora criadores de conteúdos pode facilmente compartilhar seus ROMs customizados com outros fãs do Mega Drive e dar novas perspectivas a estes títulos clássicos”.

Os arquivos são tratados como mods comuns do Workshop, exigindo o jogo original para funcionarem. Até o momento, foram publicados mais de 180 mods, a maioria deles versões modificadas dos jogos da série Sonic. Mods que trocam os personagens são os mais comuns, como este que coloca Kirby no lugar de Sonic ou este, que insere Mega Man em Streets of Rage 2.

Há também os que transformam os jogos originais em versões alternativas, como este de Wonder Boy in Monster World, que tenta recriar Turma da Mônica na Terra dos Monstros, e este de Decap Attack, que simula sua versão original japonesa, Magical Hat no Buttobi Turbo! Daibouken.

Há ainda diversas traduções para o português brasileiro, como Phantasy Star IIIShining Force I e II.

  • Vinicius Siviero

    Eu ainda jogo Mega Drive no emulador.