Ao que tudo indica, The Elder Scrolls V: Skyrim de fato ganhará uma versão remasterizada. A mais nova evidência vem através da loja inglesa Base, que listou The Elder Scrolls V: Skyrim – The Definitive Edition em sua database, com um lançamento marcado para 23 de novembro.

Normalmente a simples listagem de uma loja não é suficiente para provar a existência de um jogo, ainda mais quando existem estabelecimentos que colocam em sua database qualquer coisa, seja ela fruto apenas de rumor ou não. O que dá mais força para isso é o fato de que informações sobre uma edição de Skyrim para os consoles da atual geração têm aparecido também em outros lugares nos últimos dias. Há progressivamente detalhes mais completos sobre esse relançamento.

Nós descobriremos a veracidade disso neste domingo (12), dia em que ocorrerá a coletiva pré-E3 da Bethesda. Caso se prove verdade, tenho curiosidade em ver como será a aparência desse remaster. No PC em específico, Skyrim teve um suporte incrível a mods por parte da comunidade, e alguns deles podem mudar radicalmente os visuais do título, deixando-o mais bonito do que o era em seu lançamento. Será interessante ver em comparação essas duas versões.

  • El Luchador

    Se for pra lançar com gráficos inferiores àqueles mods fodões que saíram na época, é melhor nem lançar.

    E/ou com bugs bethesdianos.

    • Vitor Calfa

      Eu assino embaixo do comentário do El Lutchador. Uma versão remasterizada para consoles com extensas revisões de bugs e gráficos melhorados com texturas em alta resolução e novos filtros e renders seria algo interessante. Quem sabe um suporte a mods do PC também, seriam bem vindos.

      No entanto, sendo um jogador até hoje do título (mais de 1000 horas nas costas), e um apreciador de mods, eu posso dizer com segurança absoluta que esse remaster é completamente desnecessário para PC, uma vez que já temos mods que deixam este jogo muito mais bonito (e com menos bugs) que muito jogo da geração no PC.

      Uma nota mais pessoal: mesmo com as melhorias numa versão remaster para console, se não haver suporte para mods seria um tanto brochante. Eu mesmo uso alguns que implementam novos elementos de jogabilidade bem interessantes como necessidade de se alimentar e hidratar, adição de um movimento de esquiva, guarda perfeita (defender o ataque inimigo no instante do impacto para garantir um tempo extra de recuperação ao atacante, deixando sua guarda aberta), muitas magias incríveis e melhoramentos nas mecânicas de progressão de vampirismo e licantropia. Jogar esse jogo sem esses mods seria um tanto triste na minha visão pessoal.