O presidente e CEO da Sony Entertainment, Andrew House, afirmou em entrevista ao jornal Financial Times que uma nova e melhorada versão do PlayStation 4 (que tem sido chamada de “Neo”) existe, mas que ela não irá aparecer nesta E3 2016.

House também confirmou na entrevista que a nova versão será mais cara do que o atual – o preço do PS4 está em US$ 349, rumores apontam que o Neo chegaria por US$ 399, mas sem a confirmação do CEO. “Nós venderemos as duas versões concomitantemente por todo ciclo de vida da plataforma”, disse o executivo.

Já sabe quais são os principais jogos confirmados para a E3 2016? Nós temos uma lista para você!

O presidente afirma que esta nova versão é direcionada aos “hardcore gamers” e tentou tranquilizar os rumores de que existiriam duas versões dos jogos, uma para o PS4 atual e outra para o novo. “Todos os títulos irão ser compatíveis com o PS4 atual e prevemos que todos, ou uma maioria, dos jogos também farão proveito da atualização de hardware”, disse House, que também confirmou que o Neo terá suporte para as TVs 4K. Devido ao maior poderio de processamento, o novo console da Sony deverá ter a melhor experiência para o visor de realidade virtual PS VR. Rumores já apontaram para uma possível configuração de hardware do Neo, com maior processamento e melhoria da placa gráfica.

Vale lembrar que a Microsoft também está atualizando o Xbox One, mas ela trará duas versões novas: uma sendo apenas a versão Slim da atual e outra, de codinome “Scorpio”, com até quatro vezes maior poder de processamento do que a presente variante. Rumores apontam que o “Xbox One Slim” deve ser apresentado durante esta E3 junto de um novo design do joystick, enquanto o Scorpio só aparece nos próximos meses para ser lançado em 2017.

A coletiva de imprensa da Sony acontece na próxima segunda-feira (13) e nós faremos a transmissão ao vivo e comentada dela

Muitos rumores apontavam que saberíamos mais sobre as versões melhoradas dos consoles atuais já na E3 2016 e com isso fica claro que não é o caso. De qualquer maneira, parece que as duas empresas já estão com seu desenvolvimento avançado e não deve demorar muito para mostrarem os novos hardwares.