Apesar do sucesso estrondoso de Pokémon Go, as ações da Nintendo caíram 18% entre a última sexta-feira (22) e a manhã desta segunda-feira (25) após a companhia afirmar que o jogo teria um impacto limitado em seu lucro. É a maior queda súbita desde outubro de 1990, quando suas ações despencaram 17,7%, ou 5 mil ienes, o limite máximo permitido.

Aos investidores, a companhia avisou, durante a divulgação de seu último relatório fiscal, na sexta-feira (22), que, por possuir apenas 32% da The Pokémon Company (joint venture entre Nintendo, Game Freak e Creatures), não revisaria sua previsão financeira realizada em abril para seu ano fiscal, que antecipa um valor líquido das vendas de 500 bilhões de ienes (uma queda de 0,9% com relação ao ano fiscal anterior) e um resultado operacional de 45 bilhões de ienes (um aumento de 36,9%).

Veja também:
– Por que tantos locais inusitados estão virando ginásios em Pokémon Go?

Apesar da queda, as ações da Nintendo ainda valem 60% a mais que no período anterior ao lançamento de Pokémon Go, em 6 de julho.

Segundo especialistas, a Nintendo recebe apenas 10% dos lucros de Pokémon Go. Para chegar a este resultado, seria necessário levar em consideração as diversas empresas que fazem parte do bolo: a Niantic, (que desenvolveu Pokémon Go); Game Freak, Creatures e Nintendo, proprietárias da The Pokemon Company, responsável pela publicação do título; e o investimento que ela e a Nintendo realizaram na Niantic. Acima disso, 30% do lucro rendido por Pokémon Go fica com a Apple e o Google, uma vez que o jogo é vendido em suas respectivas lojas digitais.

A Nintendo se beneficia exclusivamente da venda do acessório Pokémon Go Plus (que avisa os jogadores quando eles estão próximos a PokéStops), que ela mesma produz e distribui. O dispositivo chega no final de julho.

Uma imagem compartilhada pelo desenvolvedor Brandon Sheffield no Twitter ajuda a entender quais são as empresas ligadas a Pokémon Go e porque a Nintendo fica com apenas uma parcela dos lucros:

  • Jonas S. Marques

    Uma coisa que vale dizer é que as ações vão cair ainda mais. Não é certo pensar que a Nintendo vá sustentar uma valorização de 60 % em ações, ainda mais sabendo que esse valor é absurdamente inflado.

  • El Luchador

    EITA!

  • Caio_RB

    Excelente post, mas faltou mencionar no texto que a Nintendo é dona do logo de Pokemon e do nome dos próprios Pokemon. E também que a Nintendo tem uma porcentagem nas ações da Creatures e Niantic.

    • rodrigo

      na verdade existe um limbo, o que de certo se pode dizer é que a Nintendo nunca se esforçou para deixar claro que era dona de parte de Pokemon, e costumou-se a relacionar uma com a outra, bem num breve resumo aparentemente a Game Freak, fundada pelo criador de fato de Pokemon, é responsável pelo desenvolvimento dos jogos, a Nintendo financia e distribui estes jogos, a Creatures INC é responsável pelo jogo de cartas e alguns jogos da franquia, as três possuem a mesma quantidade de ações sobre a marca Pokemon, para representa-los foi criada a Pokemon Company, esta ultima responsável pelo licenciamento de marca para outros produtos a nivel mundial. O acordo das três determina o que pode e o que não pode sobre a franquia. Ocorre que para um investidor não familiarizado com a franquia tenha cometido um erro pois, Pokemon Go foi licenciado através da Pokemon Company, logo não só a Nintendo recebe os lucros, além disso a Niantic tem investimentos da Pokemon Company, Google e Nintendo, não se sabe os termos, porém qualquer lucro vindo da Niantic é dividido em tese com a Pokemon Company, Niantic, Google e Nintendo, sendo que esta ultima recebe duas vezes, uma através de seu investimento e outra dos 33% que tem na Pokemon Company. De forma estranha não consegui chegar onde a Game Freak, e seu criador, vende os direitos de Pokemon para a Nintendo e para a Creatures INC, e nem quando a Nintendo compra parte da Creatures, mas não compra parte da Game Freak, a Creatures lançou no inicio apenas o card game e aparentemente não tinha outro vinculo, nem quando a Nintendo compra os direitos e exclusividade para seus consoles dos jogos, é um buraco nesta historia que faz com que todo investidor que olhe para Pokemon, pensa que esta investindo na Nintendo, para Pokemon Go eu preferiria investir na Pokemon Company, dos lucros da Pokemon Company a Nintendo recebe seus 33% + uma parte da destinada para a Creatures INC