Em comemoração à parada do orgulho LGBT de Estocolmo, na Suécia, Grand Theft Auto V está recebendo um mod que replica o evento dentro de Los Santos, cidade fictícia na qual o último episódio da série se passa.

O mod, comissionado pelos organizadores da parada de Estocolmo, maior festival LGBT da Escandinávia, permite que o jogador realize a parada em três locais predeterminados e ajuste a quantidade de participantes, a frequência dos fogos de artifício e outros detalhes. Além disso, adiciona também itens temáticos ao jogo, bem como um anúncio de rádio sobre o evento.

A criação do mod levantou uma série de dúvidas para a equipe responsável pela ação. William Lothman, um dos publicitários por trás do projeto, queria que o evento fosse como qualquer outro dentro do jogo, o que significava que ela poderia ser interferida pelo jogador: seus participantes poderiam ser agredidos, atropelados ou baleados.

gta-orlando

Mod presta também homenagem às vítimas do atentado em Orlando

Em entrevista ao Polygon, ele afirma que “Esse projeto nunca foi sobre moralizar a violência nos videogames. Fazer algo violento dentro [do jogo] não significa que você corrobora com atos violentos e horríveis.” Ainda assim, Lothman sabia que alguns usuários poderiam publicar vídeos no YouTube e Facebook de pessoas simulando massacres à parada gay de Los Santos.

Contudo, após o atentado à boate gay Pulse, em Orlando, que deixou 49 mortos e outros 53 feridos, e as ameaças à parada LGBT de Los Angeles, a equipe tomou uma decisão: tornar a parada virtual e seus participantes indestrutíveis — “apenas para mostrar que o amor sempre triunfa”, disse Lothman.

Veja também:
– A indústria dos videogames lamentou o massacre LGBT nos EUA, mas foi suficiente?
– Estes GIFs de GTA V dizem muito sobre o dia a dia do cidadão comum

A decisão parece ter sido adequada, visto que uma grande parte dos comentários do trailer do mod no YouTube são, justamente, de pessoas ameaçando usar a modificação para simular um massacre. “Rapaz, agora eu posso recriar o atentado de Orlando em Los Santos!”, diz um dos comentários. Apesar da homofobia latente, há também quem defenda a perspectiva dos criadores do mod. “É interessante ver os comentários que dizem ‘qual é o sentido de uma parada gay, é apenas estúpido’ ao lado de comentários que literalmente defendem o assassinato de pessoas gays, tanto na vida real quanto em um jogo.”

A modificação está disponível gratuitamente para a versão de PC de Grand Theft Auto V. No mundo real, a parada de Estocolmo acontece no dia 30 de julho.

  • Elvis Pardini

    Ai passar por cima com o tanque de guerra…. só pq faço isso normalmente no jogo…

    • Pelo jeito não leu a notícia né…

  • Mesmo num jogo que propicia os jogadores a sair atropelando e atirando em geral homenagens são sempre válidas.