Durante a transmissão da festa de 25 anos de Sonic, realizada na San Diego Comic-Con 2016, a Sega anunciou dois jogos novos da franquia: Sonic Mania e Sonic Project.

O primeiro é uma releitura dos jogos clássicos, da era 2D do personagem, com três personagens jogáveis (Sonic, Tails e Knuckles), novas habilidades e cenários.

O jogo está sendo desenvolvido em parceria com Christian Whitehead, que criou por conta própria diversos jogos não oficiais (mas bem recebidos) do personagem, sendo o mais conhecido dele Retro Sonic. Ele também vem trabalhando com a Sega desde 2011 em edições remasterizadas dos jogos clássicos. Os estúdios norte-americanos Headcannon e Pagodawest Games também estão envolvidos no projeto.

Sonic Mania reinventa fases do jogo original, Sonic 2, Sonic 3 e Sonic CD, utilizando uma nova engine 2D, com animações e habilidades inéditas, incluindo o “Drop Dash”, que faz o personagem sair girando em disparada logo após uma queda. Sua estética também é baseada nas artes originais de Sonic. Ou seja, nada do personagem de olhos verdes e pernas longas — o que temos aqui é o bom e velho Sonic “gordinho”, além de Tails e Knuckles.

O canal GameXplain já tem uma prévia de uma das músicas do jogo e, bem, ela é deliciosa e capta perfeitamente bem a essência das trilhas originais.

Veja o trailer de Sonic Mania:

Project Sonic, em desenvolvimento pela própria Sonic Team, dá continuidade ao estilo dos jogos modernos da série, em 3D, porém novamente aproveitando a ideia trazida por Sonic Generations, que une as duas versões do ouriço: a clássica e a atual. Nenhum detalhe foi revelado, além do trailer:

Sonic Mania está previsto para chegar ao PC, PS4 e Xbox One na primavera de 2017. Project Sonic leva mais tempo: está previsto para chegar para os mesmos consoles e o Nintendo NX (nova plataforma da Nintendo, ainda não revelada) no final de 2017.