Na última quarta-feira (3) Pokémon Go, finalmente, chegou ao Brasil. No entanto, algo que rapidamente muitos jogadores notaram é que diversos ginásios estão dominados por pessoas com pokémon extremamente poderosos. Tanto o nível dos treinadores quanto o CP de seus monstros de bolso estão acima do que seira possível ser conquistado poucas horas após o lançamento do jogo.

Isso é bem chato porque cria uma barreira intransponível para quem esperou para poder jogar. Ainda é possível vagar por aí em busca de novos pokémon e reabastecer os itens em pokeStops. Mas os combates de ginásios, que representam uma das principais mecânicas do título, acabam sendo inacessíveis pelo futuro próximo, já que a força dos treinadores que os dominam faz com que a luta seja perdida em questão de segundos.

Pokémon Go

Pokémon Go

É claro que pode haver exceções (como alguém que passou uma temporada nos EUA, voltou ao Brasil e dominou um ginásio, por exemplo), mas boa parte das pessoas que viraram mestres desses lugares usaram de artífices, como alterar sua geolocalização, para terem pokémon fortes antes da hora. E isso estraga a diversão da maioria.

Felizmente, apesar da pouco comunicação e do suporte fraco da Niantic, a empresa parece estar tomando medidas contra aqueles que roubaram em Pokémon Go. Porém, para isso funcionar é preciso que jogadores se manifestem sobre aquilo que identificam como irregular. Na página de suporte da empresa é possível informar sobre os treinadores que aparentemente trapacearam, sendo também necessário adicionar o nome de usuário em questão e, de preferência, colocar uma foto do ginásio que tornou-se uma fortaleza.

Mesmo que os banimentos dados pela Niantic sejam apenas temporários, pelo tempo que tais treinadores estiverem ausentes os ginásios estarão livres, permitindo que aqueles que estão jogando legitimamente possam competir pela localidade de maneira justa.

Pokémon Go demorou cerca de um mês para aparecer em nossas terras e o ânimo em torno do jogo de realidade aumentada não deu sinais de ter diminuído. A reação dos brasileiros ao lançamento foi divertida e inusitada.

  • paulocesar

    pô, comecei a jogar hoje, aí fui ali na praia e já tinha um cara com level 31 dominando um gym. Assim fica complicado hein

  • Franco Carbonaro

    Perto de casa tem um cara com 4 pokemons acima de 2k, já avisei a Niantic.

  • Renato Lauriano

    e os turistas que vieram pras olimpiadas e ja estao com CP alto? tem nem logica ficar denunciando

    • Willian Tetsuo Shiratori

      Mas é no Rio, cheater está em todo canto do Brasil.

      • Gui Laveli

        Aqui é floripa os ginásios só tem nego lvl 28 e 33 impossível pegar.

    • Heitor De Paola

      O número de pessoas nessa condição é pouquíssimo, não haveria como só turistas terem dominado a quantidade de ginásios que foram dominados e com a força dos pokémon presentes neles.

      E isso está me todo o Brasil, não só no Rio. Se não houvesse fundamento por trás a Niantic não estaria dando o ban temporário a esses jogadores, o que ela está fazendo.

      • Renato Lauriano

        sim, mas eu nao to falando do geral.. to falando que o povo vai começar a denunciar geral no Rio, sendo que lá, vai ter essa área cinza de quem usa fake gps e quem é turista/atleta

        • Gui Laveli

          Não vem ao caso quem é turista, o grande problema é que, nos primeiros dias de pokemon GO no Brasil ja existem várias localidades com usuários a cima do lvl 25 no primeiro DIA! e são essas pessoas que tem de ser denunciadas.

          • Renato Lauriano

            sim mano.. mas como vc vai diferenciar quem usou gps fake e quem é turista no rio agora no meio das olimpíadas, quem viajou nas ferias e voltou agora pro brasil etc?

          • Gui Laveli

            No caso do Rio… Bom… Vou jogar. Flw

          • Renato Lauriano

            sim, eu só estava usando o exemplo do rio desde o começo, por isso que citei as olimpíadas no primeiro comentário

          • Jeferson Santos

            Cara, quem tem que diferenciar é Niantic, não o jogador. Faz a denúncia e pronto. A empresa que se vire para separar o joio do trigo.

          • M Collasso Brito Silva

            Aposto como vc assim como muitos outros tentaram burlar para jogar antes do tempo como ocorreu aos montes pelo Brasil. Agora quer denunciar quem n foi bloqueado na época, mas se vc n tivesse sido aposto que tbm estaria ai com seus monstros poderosos. Hipocrita

      • Bruno Goodma

        Concordo contigo, esse número é minoritário considerando as olimpiadas, mas e se forem turistas? Acha que o Brasil recebe poucos turistas? E se forem brasileiros que foram jogar nos EUA. A questão toda gira em torno de balanceamento, não dos cheats.
        O que é mais injusto pra você? Um usuário de FakeGPS ou vc ter que competir com pessoas que estão jogando a um mês e meio?
        A Niantic deveria ter lançado de forma global, uma vez que o servidor é unificado a todos os jogadores, balancear este servidor da forma que está será impossível e sem um Wipe adequado o modo competitivo só irá refletir as prioridades de lançamento da Niantic.
        Imagine que nenhum brasileiro tivesse usado FakeGPS e os ginásios estivessem em mãos de pessoas que tiveram acesso antecipado por estarem nas regiões de lançamento.
        Isso seria o justo?
        Wipe(reset) é a única solução de fato para o modo competitivo, de qualquer outra forma serão cometidas injustiças tentando remendar a decisão errada da Niantic de não lançar globalmente de forma a nivelar todos os jogadores do princípio.
        #pokemongowipe

  • Eduardo Limaudi

    Dá pra perceber quando um cara toma um ginásio sem estar no local, porque muitas vezes não tem ninguém por perto…… esses que fazem isso tem que denunciar sim

  • ThiagueraK

    Vcs ai reclamando que tem cara forte no ginasio de voces e eu aqui sem um puto ginasio nem pokestop como jogar?

  • Andrey Araujo

    Aqui está uma opinião para que o Pokémon GO continuar na App Store e no Google Play Store em todos os países, é lançar outra Atualização que seja a prova de Cheats, Hackers, Trapaceiros e Aplicativos de GPS Falso. (Here’s a tip for the Pokémon GO continue in the App Store and Google Play Store in all countries , it is to release another update that is proof Cheats, Hackers, Cheaters and Applications of Fake GPS location)

    • Luiz Gustavo Roos

      Ah bom, agora vc deu uma boa ideia, como eles não pensaram nisso antes kkk
      Cara da uma lida como funciona face GPS, emuladores, etc