Pokémon Go ainda é o centro das atenções, mas Sun & Moon, que chega em 18 de novembro para 3DS, vem se mostrando, a cada novo anúncio, um jogo bem maior e complexo do que esperávamos. Dentre as novidades reveladas pela Nintendo e The Pokémon Company estão os Z-Moves, ataques especiais superpoderosos, realizados em sintonia entre o treinador e seu pokémon, e as Alola Forms, que alteram o comportamento, tipo e aparência de pokémon clássicos.

Os Z-Moves podem ser usados apenas uma vez durante as batalhas. Para ativá-los, são exigidos dois itens: um Z-Ring, equipado pelo treinador, e um Z-Crystal, atribuído ao pokémon. A combinação dos dois em uma batalha dá início a uma sequência espetacular, capaz de eliminar o inimigo instantaneamente.

A Tomy International lançará um anel real, em lojas específicas, que vibra, acende e emite sons sempre que um Z-Move é usado durante o jogo.

Outro novo aspecto são os Totem Pokémon, maiores que outros de sua própria espécie. Você os enfrenta ao final de cada desafio espalhado pelas quatro ilhas da região de Alola. São batalhas especiais e de grau elevado de dificuldade.

Já as Alola Forms são pokémons adaptados para o clima da região de Alola, onde o jogo se passa. São variações regionais de pokémons conhecidos, e por conta disso, têm visuais e comportamentos diferentes das versões originais. Uma das melhores coisas do novo trailer, contudo, é Oricorio, um pokémon-pássaro da nova geração, cujas variações representam diferentes estilos de dança. Veja abaixo: