O novo episódio da segunda temporada de Tropes vs. Woman in Videogames se foca na falta de diversidade de corpos femininos nos videogames. A crítica Anita Sarkeesian aponta que, diferentemente do que ocorre com os personagens masculinos, representados de inúmeras formas — gordos, magros, novos, velhos, humanoides, monstruosos, bonitos, feios –, as mulheres tendem a ser retratadas como jovens magras dotadas de traços convencionalmente belos. “Em vez de termos uma animadora gama de personagens femininos, nós vemos sempre o mesmo tipo de corpo repetidamente: um criado para ser sexualmente atrativo ao suposto jogador masculino heterossexual.”

Com exemplos, ela mostra como jogos baseados em uma grande diversidade de heróis, tais como League of Legends, Dota 2 e Overwatch acabam cometendo a mesma falha de representatividade, com a maioria de suas personagens femininas sendo jovens e magras, ao mesmo tempo em que o elenco masculino abrange uma enorme diversidade de formas e aparências. Apesar das críticas, ela reconhece que após o anúncio original, Overwatch se tornou mais diverso com a inclusão da gordinha Mei, da corpulenta Zarya e de Ana, que além de parda, é uma mulher de meia-idade.

Veja também
– Anita Sarkeesian diz algo bem importante sobre legitimidade masculina e videogames em seu novo vídeo

“Quando a maioria das mulheres que habitam os mundos desses jogos são criadas a partir do mesmo modelo limitado, o problema não é apenas o que estamos vendo nos jogos, mas também o que não estamos vendo”, explica Sarkeesian. “O fato de que mulheres gordas e mulheres com diferentes formas não estão presentes nestes mundos reforça a falsa noção de que essas mulheres são menos valiosas e dignas de reconhecimento do que as mulheres cujos corpos se aproximam do padrão cultural de beleza.”

Sarkeesian também aborda o fato de que raramente vemos mulheres maduras nos videogames, diferentemente do que acontece com personagens masculinos, como Old Snake e Joel, de Metal Gear Solid e The Last of Us, respectivamente. Segundo Sarkeesian, eles transmitem a ideia de que homens podem continuar sendo ativos, vigorosos e poderosos no decorrer de suas vidas. “Enquanto isso, a ausência de personagens mais velhas e jogáveis erroneamente sugerem que o valor da mulher está diretamente ligado à sua beleza e juventude, e que quando elas envelhecem, esse valor se esgota.