PlayStation 4 Pro é o nome da versão mais poderosa do PlayStation 4, cuja existência foi confirmado pela Sony alguns dias antes da E3. Confirmando rumores que circulavam desde abril desde ano, o PS4 Pro é capaz de fazer um output em 4K e poderá fazer uso de HDR (High Dynamic Range), além de vir com um HD de 1TB. Curiosamente, o suporte a HDR estará futuramente presente em todos os modelos do PlayStation 4, seja ele o original ou o Slim. Isso será feito através de uma atualização de firmware.

Mark Cerny, arquiteto do novo console, reiterou que isso não irá quebrar a linha entre gerações. Tal qual o Project Scorpio, da Microsoft, todos os jogos da plataforma rodarão nas duas versões do aparelho, seja ele o PS4 normal ou o Pro.

Alguns jogos, como Spider-Man, Rise of the Tomb Raider, Deus Ex: Making Divided e For Honor, foram mostrados rodando a 4K. Após o término do evento, esses vídeos estarão disponíveis nessa resolução, para que o público em casa possa ter uma noção da aparência desses jogos.

Foi confirmado também durante o evento, pela Activision, que Call of Duty Infinite Warfare e o remake de Call of Duty 4: Modern Warfare ambos tirarão proveito das capacidades do PlayStation 4 Pro desde o seu lançamento.

Fora do âmbito dos jogos, foi dito que o Netflix terá 600 horas de conteúdos em 4K que poderão ser aproveitados através do console. Narcos e Luke Cage são duas séries que estão inclusas nisso.

O PlayStation 4 Pro será lançado por US$ 399 no dia 10 de novembro deste ano.

Atualização: de acordo com o Stuff.tv, foi afirmado no evento que o PlayStation 4 Pro não terá suporte a Blu-rays 4K. Como comparação, o Xbox One S, novo modelo do Xbox One com leves melhorias, e capaz de rodar tais discos. A informação foi corroborada por um editor do Engadget.

Atualização 2: a nota foi atualizada com as imagens oficiais do console.

PlayStation ProPlayStation ProPlayStation ProPlayStation 4 ProPlayStation 4 Pro

  • guilherme oliveira

    Já to fazendo pré-compra aqui, Japão via sedex.

  • dopplr_makr

    aff, ficar até dezembro esperando pra ter um ps4 agora…

  • Marcelo

    Esse é o neo?

    • rodrigo

      sim, ele mesmo 1080p 60fps upscalling 4k em HDR ( o hdr faz um melhoramento na luz/sombra o que ficaria prejudicado dado a fonte original ter menor resolução) para tvs 4k, o console vai reconhecer a o input da tv no console e ajustar o suporte, se esta não for 4k ele joga o processamento do upscalling para melhorar a estabilidade do jogo e entra em ação o HDR

  • rodrigo

    eu não entendi este console, ele trava o upscalling para tvs que suportam hdr e 4k, tem uma feature a menos que um Xbox One s,mas possui suporte nativo ao PSVR… quem não tiver uma tv 4k este console não é para você…

  • Kalel Mota

    Ok, não suporta Blu-rays 4K, mas em comparação com o Xbox One S, o PS4 Pro é um videogame do mesmo preço que roda os jogos em 4K…