Atualização: novas informações sobre o preço e lançamento foram adicionadas, bem como um vídeo oficial de gameplay.

Atualização 2: a nota foi complementada com a página do iTunes de Super Mario Run e seu site oficial

Enquanto todas as atenções no mundos dos games eram voltadas à Sony, que anuncia nesta quarta-feira (7) novos modelos do PlayStation 4, a Nintendo anunciou o primeiro Super Mario para iPhone 7.

A surpresa aconteceu na coletiva da Apple de seu novo modelo de smartphone e a novidade foi trazida por ninguém menos que Shigeru Miyamoto, o criador do personagem.

Trata-se de Super Mario Run, um novo jogo, aos moldes de New Super Mario Bros. Enquanto o personagem corre automaticamente pelo cenário, o jogador precisa tocar na tela para fazê-lo pular. Quanto maior o tempo do toque, mais longo será seu pulo.

Os desafios envolvem coletar o máximo de moedas antes que o tempo acabe ou o personagem morra. Com as moedas adquiridas, você pode comprar itens para decorar seu próprio Reino dos Cogumelos.

Haverá também um modo multiplayer assíncrono, em que sua performance é comparada com a de seus amigos.

Outra surpresa é o fato de Super Mario Run ser pago, em vez de free-to-play, aparentemente sem transações in-game. Segundo a Nintendo, “os usuários do iOS poderão baixar o jogo e aproveitar uma porção de Super Mario Run gratuitamente, e poderão desfrutar de todo o conteúdo do jogo disponível neste lançamento após pagar um preço estabelecido.”

Super Mario Run está previsto para chegar em dezembro para iPhone e iPad. Ele já possui uma página no iTunes e um site oficial — que, vale dizer, está disponível em português brasileiro, o que indica que o jogo será lançado oficialmente no Brasil.

Assista ao momento do anúncio de Super Mario Run:

Foto: The Verge

  • Samir Rolemberg

    É bem assustador ver isso pela primeira vez, mas é bem legal ver que a empresa está aberta o suficiente a esse ponto atualmente.

    Mesmo vendo as loucuras dela com o console tradicional, esse jogo mostra que pelo menos da pra saber que tem alguém ouvindo a tendência de mercado por lá.

    O jogo em si, mesmo por vídeo, não parece nem de longe bom em relação ao jogo convencional do Mario. Porém, parece ser um dos jogos do gênero (runner) que pode ser dito como AAA?

    A Nintendo geralmente tem um grau de polimento alto com as propriedades dela e assistir a esse jogo, parece ter deixado isso bem claro. (de que não estão lançando qualquer coisa).

    E é ainda melhor no modelo free tô start. Pelo menos não vou chegar num momento do jogo onde ele praticamente me obriga a comprar moeda digital pra avançar.

    Espero que saia pra Android também.

  • Fabiano Castro

    então… Rayman Jungle Run?

    • rodrigo

      então trocentos outros runners de qualquer app store, é só uma skin

  • rodrigo

    o multiplayer então sera meio que mandar um “fantasma” , tal qual alguns jogos de corrida fazem?

    • kamycaze

      se nao me engano o multiplayer do New super mario 2 do 3ds tem esse tipo de multiplayer tbm. eu ate gosto.

  • Guilherme Kyon

    impressão minha ou tava usando windows 10 na conferencia da apple?

  • kamycaze

    Por um momento fui bem Alice e quando apareceu o Mario eu ainda pensei: “será que o NX vai aparecer ai, e as duas empresas mais fechadas vao se unir pra dominar o mundo ” mas depois veio o anuncio e jogou um banho de agua fria com “ah , é mais um runner ”
    Porem mesmo sendo um jogo simples, é interessante ver a Nintendo fazendo um “jogo” do Mario fora do reino da Nintendo. O que me faz ter vontade de um dia a nintendo fazer joguinhos mais interessantes com a criatividade que so eles tem (as vezes), que com esse jogo da pra ver que eles estão aberto pra criar.