Atualização: novas informações sobre o preço e lançamento foram adicionadas, bem como um vídeo oficial de gameplay.

Atualização 2: a nota foi complementada com a página do iTunes de Super Mario Run e seu site oficial

Enquanto todas as atenções no mundos dos games eram voltadas à Sony, que anuncia nesta quarta-feira (7) novos modelos do PlayStation 4, a Nintendo anunciou o primeiro Super Mario para iPhone 7.

A surpresa aconteceu na coletiva da Apple de seu novo modelo de smartphone e a novidade foi trazida por ninguém menos que Shigeru Miyamoto, o criador do personagem.

Trata-se de Super Mario Run, um novo jogo, aos moldes de New Super Mario Bros. Enquanto o personagem corre automaticamente pelo cenário, o jogador precisa tocar na tela para fazê-lo pular. Quanto maior o tempo do toque, mais longo será seu pulo.

Os desafios envolvem coletar o máximo de moedas antes que o tempo acabe ou o personagem morra. Com as moedas adquiridas, você pode comprar itens para decorar seu próprio Reino dos Cogumelos.

Haverá também um modo multiplayer assíncrono, em que sua performance é comparada com a de seus amigos.

Outra surpresa é o fato de Super Mario Run ser pago, em vez de free-to-play, aparentemente sem transações in-game. Segundo a Nintendo, “os usuários do iOS poderão baixar o jogo e aproveitar uma porção de Super Mario Run gratuitamente, e poderão desfrutar de todo o conteúdo do jogo disponível neste lançamento após pagar um preço estabelecido.”

Super Mario Run está previsto para chegar em dezembro para iPhone e iPad. Ele já possui uma página no iTunes e um site oficial — que, vale dizer, está disponível em português brasileiro, o que indica que o jogo será lançado oficialmente no Brasil.

Assista ao momento do anúncio de Super Mario Run:

Foto: The Verge