Todos que jogam no PC e gostam de reunir os amigos em casa para partidas multiplayer local já devem ter passado por dificuldades em fazer com que o sistema operacional e o Steam reconhecessem diferentes tipos de controle simultaneamente. Pensando em facilitar a vida de seus usuários, a Valve adicionará suporte oficial ao DualShock 4, o controle do PlayStation 4, ao Steam.

A informação foi confirmada pelo engenheiro da Valve, Jeff Bellinghausen, durante o Steam Dev Day, nesta quarta-feira (12). “Isso significa que em breve os jogadores poderão parear seus controles PS4 diretamente com seus PCs e usarem todas as opções de configuração disponíveis para o Steam Controller, incluindo o uso do touchpad e do giroscópio”, diz a transcrição da palestra realizada por Bellinghausen.

Na apresentação, Bellinghausen reconhece que, atualmente, o suporte nativo do controle do PS4 no PC é limitado, e com o Steam intermediando a comunicação entre os dispositivos, o DualShock 4 deve ter um funcionamento mais estável. Ele também afirma que suporte a outros modelos será implementado com o tempo.

Na imagem abaixo, é possível ver a interface na qual poderemos mapear os comandos e configurar o controle dentro do Steam.

Ainda não há uma data definida para a atualização que adiciona suporte ao DualShock 4, mas ao que Bellinghausen sugere, ela será disponibilizada em breve.

dualshock-4

Suporte ao DualShock 4 dará ao controle do PS4 todas as funções do Steam Controller