Inicialmente um jogo pago que angariou pouco sucesso, em julho deste ano Evolve deu um salto para free-to-play, ganhando no processo uma insurgência de novos jogadores. No entanto, ao que parece, isso foi apenas momentâneo e não o suficiente para manter o jogo navegando.

Em uma publicação com tons emotivos, escrita por Chris Ashton, co-fundador da Turtle Rock Studios, o desenvolvedor afirma que o título não receberá mais atualizações, diferente do que havia sido previamente planejado.

“Essa é a vida de desenvolvedores de jogos AAA que não são auto-financiados e não são donos de suas propriedades intelectuais,” diz Asthon na mensagem. “Não somos nós que tomamos a decisão. Nós já sabíamos disso desde o início, mas ainda assim assinamos na linha pontilhada porque amamos o que fazemos. Estamos felizes de termos tido a oportunidade de fazermos algo arriscado, algo novo e inovador. Nós criamos um mundo novo de sci-fi. Fomos ao planeta Shear e interagimos com a flora e fauna alienígena.  Nós caçamos, aprisionamos e matamos monstros gigantes juntos. Nós pudermos SER o monstro. Que experiência incrível.”

Apesar de deixar claro que esse não era o caminho que eles queriam trilhar, Ashton também agradece a 2K por ter financiado o “Estágio 2” de Evolve, que o transformou em free-to-play, dando – mesmo que por pouco tempo – nova vida ao jogo.

Como despedida, no dia 27 de outubro haverá uma transmissão final de Evolve no Twitch, feita pela Turtle Rock, às 12h00 PT (17h00 no horário de Brasília, apesar de que isso pode variar se sua região não estiver no horário de verão).

“Há muito que gostaríamos de ter feito, especialmente ter levado o Estágio 2 aos consoles, mas parece que não era para ser.”

Finalmente, Ashton deixa claro que isso é o encerramento das atualizações de Evolve, mas não do estúdio em si. De acordo com o co-fundador, a Turtle Rock tem “muitas coisas divertidas em desenvolvimento, que espero que vocês gostem”. Além disso, apesar de permanecer como está, os servidores de Evolve permanecerão ligados ao menos por mais algum tempo.

Evolve foi lançado no início de 2015. Apesar da ideia de times assimétricos, com cada membro da equipe humana tendo habilidade distintas ser boa, o jogo nunca nos agradou muito. As rodadas eram frequentemente resumidas a um pega-pega constante e um tanto tedioso. Abaixo, você pode ver nosso Shuffle, gravado na época de seu lançamento, pouco mais de um ano antes dele se tornar free-to-play.

  • leoleonardo85

    Esse jogo foi vitima do próprio Hype de da ambição dos desenvolvedores, se tivesse tido um crescimento OK após o lançamento poderia ter sido algo realmente bom.