Como anunciado na noite desta quarta-feira, a Nintendo divulgou um trailer de preview de seu próximo console, o Nintendo Switch, previamente conhecido como NX.

O vídeo é breve, mas é repleto de informações, confirmando muito do que era especulado. Trata-se, de fato, de um híbrido entre um console e um portátil. É possível remover de uma espécie de grip as partes que contêm os botões e alavancas do dispositivo, de forma que possam ser encaixados em uma tela, fazendo com que o Nintendo Switch possa ser levado a qualquer lugar.

O trailer mostra uma pessoa jogando tanto na TV, quando ele está em “modo console” (com a tela encaixada em uma base), quanto em parques e em aviões. Dito isso, é também mostrado em mais de uma ocasião um controle diferente, possivelmente um equivalente ao Pro Controller, que pode ser utilizado com o Switch em qualquer momento, esteja ele ligado à televisão ou não.

Nintendo Switch

Nintendo Switch

Mesmo quando estiver em seu “modo portátil”, ainda é possível remover as partes do controle da tela, para maior conforto. Junto disso, a tela em si tem um pequeno suporte para que ela possa ser apoiada em mesas e outras superfícies. Alguns jogos terão funcionalidade multiplayer em que cada um dos jogadores utiliza uma das partes do controle removível do Switch.

Em um segmento específico, é denotado que diferentes Nintendo Switches podem ser comunicar para ampliar as capacidades multiplayer. Em um jogo de basquete, quatro pessoas participam da partida, utilizando dois aparelhos e, cada um dos jogadores, uma das metades do controle. Curiosamente, a tela não parece ser touch. Ao menos, em nenhum momento do vídeo há alguém fazendo uso dessa funcionalidade.

Além de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, é possível ver Skyrim Special Edition rodando no aparelho, Mario Kart 8, Splatoon e um novo título de plataforma do Mario, que tem uma de suas fases com temáticas de Dia de Los Muertos.

Nintendo Switch

Exemplo de multiplayer no Nintendo Switch

Também pudemos ver que, tal qual os rumores diziam, o Nintendo Switch utilizará cartuchos e não discos. E, mais uma vez confirmando o que era especulado, o dispositivo terá um Nvidia Tegra como parte de seus componentes, personalizado para o Switch. “O Nintendo Switch é alimentado pela performance de um processador Tegra personalizado. A alta eficiência desse processador escalonável inclui uma GPU Nvidia baseada na mesma arquitetura das placas gráficas GeForce de mais alta performance do mundo,” diz a descrição no site da Nvidia.

Não era inesperado, mas em certo momento vemos uma mesa com diversos Amiibos em cima. Não é uma confirmação, mas soa como uma indicação de que os bonecos da Nintendo continuarão podendo ser utilizados no futuro.

O Nintendo Switch será lançado em março de 2017.

Nintedo SwitchNintedo SwitchNintedo SwitchNintendo SwitchNintendo SwitchNintendo SwitchNintendo Switch