Como anunciado na noite desta quarta-feira, a Nintendo divulgou um trailer de preview de seu próximo console, o Nintendo Switch, previamente conhecido como NX.

O vídeo é breve, mas é repleto de informações, confirmando muito do que era especulado. Trata-se, de fato, de um híbrido entre um console e um portátil. É possível remover de uma espécie de grip as partes que contêm os botões e alavancas do dispositivo, de forma que possam ser encaixados em uma tela, fazendo com que o Nintendo Switch possa ser levado a qualquer lugar.

O trailer mostra uma pessoa jogando tanto na TV, quando ele está em “modo console” (com a tela encaixada em uma base), quanto em parques e em aviões. Dito isso, é também mostrado em mais de uma ocasião um controle diferente, possivelmente um equivalente ao Pro Controller, que pode ser utilizado com o Switch em qualquer momento, esteja ele ligado à televisão ou não.

Nintendo Switch

Nintendo Switch

Mesmo quando estiver em seu “modo portátil”, ainda é possível remover as partes do controle da tela, para maior conforto. Junto disso, a tela em si tem um pequeno suporte para que ela possa ser apoiada em mesas e outras superfícies. Alguns jogos terão funcionalidade multiplayer em que cada um dos jogadores utiliza uma das partes do controle removível do Switch.

Em um segmento específico, é denotado que diferentes Nintendo Switches podem ser comunicar para ampliar as capacidades multiplayer. Em um jogo de basquete, quatro pessoas participam da partida, utilizando dois aparelhos e, cada um dos jogadores, uma das metades do controle. Curiosamente, a tela não parece ser touch. Ao menos, em nenhum momento do vídeo há alguém fazendo uso dessa funcionalidade.

Além de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, é possível ver Skyrim Special Edition rodando no aparelho, Mario Kart 8, Splatoon e um novo título de plataforma do Mario, que tem uma de suas fases com temáticas de Dia de Los Muertos.

Nintendo Switch

Exemplo de multiplayer no Nintendo Switch

Também pudemos ver que, tal qual os rumores diziam, o Nintendo Switch utilizará cartuchos e não discos. E, mais uma vez confirmando o que era especulado, o dispositivo terá um Nvidia Tegra como parte de seus componentes, personalizado para o Switch. “O Nintendo Switch é alimentado pela performance de um processador Tegra personalizado. A alta eficiência desse processador escalonável inclui uma GPU Nvidia baseada na mesma arquitetura das placas gráficas GeForce de mais alta performance do mundo,” diz a descrição no site da Nvidia.

Não era inesperado, mas em certo momento vemos uma mesa com diversos Amiibos em cima. Não é uma confirmação, mas soa como uma indicação de que os bonecos da Nintendo continuarão podendo ser utilizados no futuro.

O Nintendo Switch será lançado em março de 2017.

Nintedo SwitchNintedo SwitchNintedo SwitchNintendo SwitchNintendo SwitchNintendo SwitchNintendo Switch
  • Patrick Reis

    Como resistir a isso S2

  • André Luz

    eu achei fantástico, e de design bonito, deu vontade de ter só pelo conceito.

  • Gustavo Quintão

    A grande verdade é, apesar de confirmar alguns rumores nós ainda sabemos extremamente pouco dele. BUT, eu comprei o hype bonito já!

  • Não dá pra ter certeza que aquele Mario Kart é o 8… Primeiro porque tem o King Boo, fora que os elementos de hud estão em lugares diferentes https://uploads.disquscdn.com/images/97e4d20d28ec84c995880f8a875623bcc0dc29411ca8c29de63aeabf91435763.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/36efa2d4c1ef6d84730d54812627b50217cc550c07de9714460c0617c369adeb.jpg

    • eu to achando que os jogos mostrados no anuncio não são de fato reais (exceto o zelda), tão lá mais pra ilustrar mesmo.
      esse mapa em formato de yoshi é do Mario Kart Double Dash, nele tinha o King Boo e você segurava dois itens ao mesmo tempo, então pode ser só uma homenagem ou então vai sair MK:DD Remake talvez quem sabe

      • rodrigo

        a produtora ja disse, Skyrim não sai para NX, eles estão focados no remaster de seus jogos, apenas auxiliaram a Nintendo a pedido da mesma

  • Convidado

    Realmente achei que teria VR 🙁

  • Thiago L. M. Araujo

    Muito bom o conceito.
    Mais acho q os lados dos controles deveria ser unico, podndo encaixar em qualquer lado , e sendo identico qndo se joga apenas com 1 metade

    • Mas se vc rotacionar o controle ele fica identico ao parceiro do outro lado, acho que o design foi bem escolhido no final.

      • rodrigo

        Não fica não, um deles o joy fica no meio

        • Tem razão, mas a distancia do analogico para os botões é exatamente a mesma, então não sei se faz mta diferença (de qualquer jeito vai ser ruim de segurar)

      • Thiago L. M. Araujo

        Não fica idêntico ñ, a posição dos sticks é um pouco diferente

  • Matheus Portella

    Já entrei no trem do hype!!!

  • Fabiano Castro

    Uma coisa interessante: todos que aparecem jogando no vídeo são adultos jogando entre amigos. Muito diferente do clima família (pai, mãe, filhos, vovó, cachorro) que a Nintendo costuma colocar. Parece que a Nintendo vai dar um direcionamento bem diferente pra esse console se comparado aos anteriores.

    • Thiago L. M. Araujo

      Tambem percebi essa diferença, mais depois pensei que esse video é focado no mercado norte americano, talvez pro mercado asiático eles mantenha o clima família tradicional

  • rodrigo

    no minimo estranho.. isso vai ser caro… aquilo é um Shild Tablet com certeza… poder ele tem, mas quero ver a autonomia de bateria

  • QUERO

  • Ricardo Latoch

    e mais uma vez terei de fazer a gerente da minha conta chorar e minha conta esvaziar.

    .

  • João Paulo Carrara

    Terei? Sim ou com certeza?

  • paulocesar

    É um designs mais feios da história da Nintendo. O que é um ótimo sinal! Nerds will love that shit!

    Fora isso, a gente já sabia que seria algo desde quando eles começaram com aquele papo de unificar os times de desenvolvimento DS/Wii.

    E eu acho que é uma ótima solução pra Nintendo. Não tem como competir com PS4/Xbone, então lançam um videogame auxiliar que dá para jogar tanto na TV quanto on the go!

  • glaubertodesco

    A Nintendo está claramente enfatizando sua posição independente e faceira em relação aos outros fabricantes de console, assumindo estratégias diferentes (como o uso de cartuchos). Isso é enfatizado na sorrateira coçada de saco do início do vídeo (10, 11 segundos). Isso é uma mensagem subliminar que ela está desprezando a opinião dos concorrentes. Queria saber da opinião do Heitor a respeito dessa magnífica estratégia de marketing.

  • glaubertodesco

    Achei um pouco pequeno o controle individual na menor forma, mas no geral até agora parece promissor. Vamos aguardar agora o que vão lançar pra ele.

  • Trailer muito bem feito, ao contrario dos trailers do Wii U, esse vendeu completamente a ideia do aparelho. Alias, estou bem ansioso por jogar jogos do Wii U (ja que não planejo ter um wii u tão cedo). Apesar de Skyrim ja ser de uns 4 anos atrás, só o fato dele estar no trailer ja é animador. E a From Software está entre as apoiadoras do Switch!

  • Rubens Mateus Padoveze

    muito me agradou o conceito vou ficar de olho!

  • Diogo

    Heitor,

    Agora vai dar pra usar no banheiro mesmo!