Atualização: adicionamos à nota algumas respostas de Luminist ao Overloadr.

Metroid sempre foi mais sobre a exploração de ambientes alienígenas do que ação, e sua trilha sonora atmosférica brilha por captar isso tão bem. O músico Luminist (que prefere não revelar a identidade), residente no Reino Unido, está atualmente recriando sua trilha original em um MS-20 Mini, versão moderna do clássico sintetizador analógico de 1978, da Korg. E o resultado é espantoso!

Há duas semanas, Luminist vem disponibilizando seus covers em seu canal no YouTube. São quatro, até o momento: Kraid’s Lair, Samus Fanfare, Brinstar e o emblemático tema principal, todos recriados com os sons deliciosamente etéreos do MS-20 mini.

Por e-mail, Luminist disse ao Overloadr estar buscando uma forma de licenciar seus covers oficialmente para que o público possa ouvi-los fora do YouTube ou baixá-los. Sua ideia é recriar toda a trilha de Metroid (composta por 12 músicas), o que ele espera fazer em até dois meses. “No futuro, eu gostaria de fazer o mesmo com a trilha de Super Metroid, mas não tenho certeza ainda.”

Neste post no Reddit, Luminist explica em detalhes como tirou o som cristalino do sintetizador, usando efeitos como reverbs e delays em linhas melódicas de alta frequência e outras nerdices sonoras.

Com o sucesso de Stranger Things, parece que sintetizadores analógicos estão alcançando uma nova era dourada. “Antes disso, filmes como Drive também fizeram as pessoas lembrarem da música de sintetizador, mas Stranger Things está definitivamente tornando-a mais mainstream, o que é legal”, disse.

Outras belas trilhas sonoras que receberam um tratamento especial com sintetizadores recentemente, ao menos no campo dos videogames, foram Bound e Virginia.

Veja também:
Escute nossa mixtape inspirada em Metroid
– Daydreaming, do Radiohead, é estranhamente similar a uma música da trilha de Fez
– A música mutante de Disasterpeace

  • Caramba, puta cara de rock progressivo dos anos 70!

  • Martha Ex Machina

    Gente, cadê um Kickstarter pra um álbum disso.

  • Guilherme Gondin

    Sabem se há algum modo de doar dinheiro para o tal do Luminist?

    • riquesampaio

      Pelo que eu sei, ele tem apenas seu canal no Youtube e um Soundcloud. Nada de patreon ou algo do tipo.