Vez ou outra, surgem jogos que nos oferecem a oportunidade de explorar nossa própria criatividade e imaginação, com ferramentas tão complexas quanto divertidas e acessíveis. Planet Coaster, lançado no último dia 17, é um deles. Gerenciar seus parques e cumprir objetivos é apenas uma parte da experiência, dada a enorme liberdade de criação de estruturas e montanhas-russas que ele provê ao jogador. É aquele tipo de experiência criativa que, de tão engajante, nos faz perder a noção do tempo — e isso fica claro nos relatos de jogadores que gastam dezenas, centenas de horas, construindo o parque dos seus sonhos.

Seu sistema de compartilhamento está gerando um fenômeno interessante: jogadores criam elaborados objetos de cenário e estruturas e as compartilham, permitindo que outros jogadores deem continuidade ao trabalho, seja incrementando-o ou implementando-o de formas criativas em seus próprios parques.

Listo abaixo algumas das mais incríveis criações feitas pela comunidade de Planet Coaster até o momento, juntamente com o link para download, quando disponível, caso você queira baixá-las e usá-las em seu próprio parque, dentro do jogo.

Redomas surgiram como forma de decorar brinquedos circulares, como xícaras malucas e carrosséis. Posteriormente, jogadores começaram reaproveitar a ideia para desenvolver complexos ecológicos fechados, imitando bases humanas de filmes de ficção científica.

bio-dome

 

Essa montanha-russa foi compactada dentro de uma dessas redomas ecológicas, elegantemente serpenteando por entre plantas e caminhos repletos de visitantes.

 

Os chamados “dark rides”, montanhas-russas instaladas em ambientes fechados, que fazem amplo uso de efeitos de iluminação, estão fazendo sucesso entre os criadores mais dedicados. Nesta atração, viajamos dentro de uma mina de extração de combustível futurista.

 

O conjunto de objetos sci-fi e efeitos especiais têm feito muitos jogadores criarem brinquedos temáticos de Star Wars, como esta montanha-russa que simula uma batalha espacial de O Império Contra-Ataca (com direito à música tema de Planet Coaster em versão Marcha Imperial).

 

Já esta é a recriação da Estrela da Morte, com um nível impressionante de detalhes — e, obviamente, com uma montanha russa dentro:

 

Há quem também esteja recriando redes de lojas do mundo real, especialmente de fast-food, como:

McDonalds

mc-donalds

 

Subway

subway

 

7 Eleven (você nunca viu tanta gente desesperada para comer um hambúrguer de microondas)

7-eleven

 

Starbucks

starbucks

 

Ou ambientes inteiros inspirados em filmes, como a praça central de De Volta para o Futuro.

back-to-the-future

 

Ou Hogwarts (que levou mais de 200 horas para ser construída, segundo o criador).

20161124164000_1

 

Uma parte da comunidade se dedica a recriar parques inteiros, incluindo o mais famoso deles: a Disney World.

disney

 

E tal como a pornografia, que sempre chega a uma nova tecnologia tão logo ela nasce, em menos de duas semanas de jogo, já teve gente que criou uma boa parte da trupe de Super Mario:

super-mario

 

Ou robôs gigantes de super sentais para a entrada de seus parques.

robo

 

Quando certos objetos ou personagens não podem ser recriados com fidelidade, jogadores recorrem ao sistema geológico de Planet Coaster, que permite manipular o solo com facilidade. Desta forma, um jogador foi capaz de construir a icônica caverna de Alladin, modelando o solo como se fosse massinha para recriar a icônica cabeça de tigre que lhe serve de entrada, transformando-a em uma incrível montanha-russa:

 

Um outro jogador modelou um Yoda gigante (meio perturbador, para dizer a verdade):

yoda

 

Objetos com estados diferentes (como ligado e desligado) ainda não podem ser automatizados sozinhos. Tem gente usando a criatividade para burlar essa limitação, como esse sistema de iluminação para eventos, baseado em gatilhos acionados pela movimentação de carrinhos em montanhas-russas. Parece que é só uma questão de tempo para que alguém crie uma calculadora funcional dentro de Planet Coaster.

#PlanetCoaster Event Lighting (Proof Of Concept)

Planet Coaster está disponível no Steam por R$ 143,99.

Veja também:
– Planet Coaster evoca aquela sensação deliciosa de jogar RollerCoaster Tycoon pela primeira vez

  • Platynews

    A que fora quero muito faz* …. naaah com esse preço to de boa =|

  • Eduardo

    Ele tem suporte a VR? Seria incrível ver essas criações com ele.

    • riquesampaio

      Não que eu saiba, mas já pensei a mesma coisa. Se acessar os brinquedos já dá um friozinho na barriga sem VR, imagina com!?

    • Caio César

      Tecnicamente, acho que sim. Se não me falha a memória, o jogo usa a engine COBRA, a mesma usada no Elite: Dangerous, outro jogo da companhia, que já tem suporte ao VR.

  • João Munhoz

    “programadores fazem doom rodar em planet coaster”