A Red Bull publicou nesta quarta-feira (9) o documentário Paralelos, que resgata histórias do passado dos videogames no Brasil e como este mercado e cultura estavam entrelaçados com a pirataria e o “jeitinho brasileiro”.

Escrito e dirigido pelo jornalista Pedro Falcão (que já foi nosso convidado nos podcasts MotherChip 69 e 88) e pelo cineasta Hugo Haddad, Paralelos conta, em três episódios de aproximadamente 7 minutos cada, histórias da nossa indústria, como os fliperamas da Taito produzidos no Brasil, o Phantom System, a versão brasileira não oficial do NES, e os jogos da Turma da Mônica, que eram adaptações licenciadas de Wonder Boy.

Gravado entre São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, o doc conta com entrevistas com ex-funcionários da Taito, Tectoy, Gradiente, os músicos Emicida e Rashid, além de jornalistas e desenvolvedores de jogos.

Assista abaixo o Teaser de Paralelos. Para ver a série completa, acesse o Red Bull.

  • Márvio

    Que maravilhoso!!!! Muito obrigado pela dica.

  • Valeu Rique!!

  • José Cordeiro

    Super curioso pra saber mais sobre as adaptações do Wonder Boy 😀

  • Washington Lone

    Fiquei maravilhado com os senhores da Taito, ainda devo ter uma ficha guardada aqui em casa, sobre os consoles, tive um Phanton sistem e o Dynavision 3, nele havia dois slots para cartuchos americanos e japoneses.
    Lembrei da primeira vez que vi um Phantasy Star traduzido, numa Pernambucanas na Lapa (SP) o preço alto o suficiente pra minha mãe soltar um sonoro nem fodendo no meio da loja…